InícioNotícias da IgrejaAudiência Geral: coerência da vida cristã atrai

Audiência Geral: coerência da vida cristã atrai

Published on

Na catequese da Audiência Geral, Francisco citou o missionário jesuíta Matteo Ricci como exemplo de zelo apostólico.

Foto: Captura de tela/ YouTube Vatican Media

Foto: Captura de tela/ YouTube Vatican Media

Redação (31/05/2023 17:09, Gaudium Press) Na Audiência Geral de hoje, na Praça de São Pedro, o Papa discorreu sobre outro dos grandes missionários da história da Igreja, o jesuíta Matteo Ricci, que conseguiu entrar na China numa época em que isso era quase impossível, há 500 anos, enfrentando inúmeros perigos e dificuldades.

Matteo Ricci era natural de Macerata, na região italiana das Marcas, e tinha como um de seus maiores desejos ser enviado como missionário para o Extremo Oriente. Desde a época de São Francisco Xavier, nenhum outro jesuíta havia conseguido entrar na China. Mas o padre Ricci, depois de aprender a língua, conhecer os costumes e outros preparativos, juntamente com um companheiro obtiveram autorização para se estabelecer no sul do país.

Eles levaram 18 anos para chegar a Pequim.

“Com perseverança e paciência, animado por uma fé inabalável, Matteo Ricci conseguiu superar dificuldades e perigos, desconfianças e oposições. Pensem como era nessa época, caminhando ou a cavalo, percorrendo tantas distâncias… E seguia em frente. Mas qual era o segredo de Matteo Ricci? Por qual caminho o seu zelo o conduziu? Ele seguiu sempre o caminho do diálogo e da amizade com todas as pessoas que encontrou, e isso lhe abriu muitas portas para o anúncio da fé cristã”, disse Francisco.

O Papa sublinhou que o padre Ricci compreendeu que tinha de conhecer a literatura chinesa, para apresentar o cristianismo de uma forma que estivesse de acordo com a cultura. Desse modo, conseguiu despertar o interesse e a admiração dos homens cultos pelo cristianismo. Ele também utilizou seus conhecimentos matemáticos e astronômicos para a evangelização.

Francisco também destacou a vida de piedade do padre Ricci que atraía as pessoas: “Além da doutrina, é seu testemunho de vida religiosa, virtude e oração: esses missionários rezavam, pregavam, se moviam, faziam jogadas políticas, tudo isso, mas rezavam. É o que alimenta a vida missionária, uma vida de caridade, ajudavam os outros, humildade e um total desinteresse por honras e riquezas”.

O Papa destacou o testemunho da coerência como a grande alavanca que atrai as pessoas para a fé:

“Testemunha com a própria vida o que anuncia. Esta é a coerência dos evangelizadores. Isso cabe a todos nós cristãos que somos evangelizadores. Eu posso rezar o Credo de cor, posso dizer todas as coisas que acreditamos, mas se a vida não for coerente com isso, não serve para nada. O que atrai as pessoas é o testemunho da coerência. Nós cristãos vivemos o que pregamos. Não fingir que vive como cristãos, e depois vive como mundanos”.

“O espírito missionário de Matteo Ricci é um modelo vivo atual. O seu amor pelo povo chinês é um modelo, mas o que é muito atual é a sua coerência de vida, o testemunho da sua vida de cristão. (…) Irmãos e irmãs, hoje nós, cada um de nós, se pergunte: Eu sou coerente ou o sou mais ou menos?”, concluiu o papa.

Com informações Vatican News

The post Audiência Geral: coerência da vida cristã atrai appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...