InícioNotícias da IgrejaAudiência Geral: Papa analisa as virtudes teologais

Audiência Geral: Papa analisa as virtudes teologais

Published on

Após examinar as virtudes cardeais, Francisco passou a considerar as virtudes teologais.

Sin titulo 9 700x317 1

Redação (24/04/2024 14:03, Gaudium Press) Dando continuidade à sua catequese sobre as virtudes durante as audiências gerais, hoje, Francisco tratou sobre as virtudes teologais depois de ter abordado as virtudes cardeais: justiça, fortaleza, temperança e prudência.

As virtudes teologais – fé, esperança e caridade –”caracterizam a vida dos cristãos” e são “penhor da presença e da ação do Espírito Santo” nas faculdades do ser humano.

As virtudes teologais são “uma assistência especial do Espírito de Jesus Cristo”. Elas são chamadas teologais” dado que são recebidas e vividas na relação com Deus.

O Papa citou a definição do Catecismo sobre elas: “fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e assim merecerem a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano” (n. 1813).

A presença do Espírito Santo na alma faz do cristão, além de herói, um discípulo: “pratica o bem não por um esforço titânico de empenhamento pessoal, mas porque, como discípulo humilde, caminha atrás do Mestre Jesus”.

Antídoto contra a autossuficiência

As virtudes teologais são o grande antídoto contra a autossuficiência:

“Quantas vezes certos homens e mulheres moralmente irrepreensíveis correm o risco de se tornarem presunçosos e arrogantes aos olhos de quem os conhece! […] A soberba é um veneno, um veneno poderoso: basta uma gota para estragar toda uma vida marcada pelo bem”, ressaltou o Pontífice.

O Papa resumiu a obra das virtudes teologais: “se perdemos a confiança, Deus reabre-nos à fé – com a força do Espírito; se estamos desanimados, Deus reabre-nos à fé, se estamos desencorajados Deus desperta em nós a esperança; e se o nosso coração está empedernido, Deus suaviza-o com o seu amor”.

Com informações vatican.va

The post Audiência Geral: Papa analisa as virtudes teologais appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Arquidiocese do México é consagrada ao Sagrado Coração de Jesus

A celebração, que ocorreu na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, teve por...

O mundo precisa da África

Por ocasião do 61º Dia da África, o Cardeal Parolin afirmou que África é...

Terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...