InícioNotícias da IgrejaAumenta número de ordenações sacerdotais na França em 2024

Aumenta número de ordenações sacerdotais na França em 2024

Published on

A França contará com 105 novos sacerdotes em 2024. Um aumento de 20% em relação ao ano anterior

Pesquisa revela perfil dos sacerdotes ordenados em 2021 nos Estados Unidos 1

Redação (20/06/2024 17:00, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos da França (CEF – Conférence des évêques de France) anunciou na última quarta-feira, 19 de junho, que o país contará com 105 novos sacerdotes.

O anúncio foi feito perto da festa de São Pedro e São Paulo, que simboliza a continuidade da missão apostólica na Igreja e é tradicionalmente a época das ordenações sacerdotais na França.

O número de ordenandos em 2024 representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando foram ordenados 88 sacerdotes. De fato, o ano de 2023 teve o menor número de ordenações dos últimos quatro anos: em 2022 foram 122 novos sacerdotes e em 2021 foram 130 ordenandos.

A província de Marselha lidera a lista com o maior número de ordenandos, ao todo 19 novos padres, com destaque para a diocese de Fréjus-Toulon, que contará com 9 sacerdotes, seguida de Paris, com 16. Outras regiões como Besançon, Clermont, Reims e Tours terão apenas um novo padre cada. Também serão ordenados sacerdotes nas dioceses de Ultramar.

Dos novos sacerdotes, 73 são diocesanos, 35 são religiosos, 3 são membros de sociedades de vida apostólica e 4 são de Institutos Ecclesia Dei, que celebram a Missa segundo o rito tridentino. A comunidade Saint-Martin continua a ser a maior fornecedora de novos sacerdotes, com nove ordenações este ano.

O perfil dos ordenandos de 2024 é muito variado. Um exemplo dessa diversidade é Jason Nioka, um ex-judoca de alto nível e atual diácono da Diocese de Paris, que será ordenado este ano. Ele enfatiza a importância de ter sacerdotes próximos e felizes com sua vocação para inspirar novas vocações.

Monsenhor Bertrand Lacombe, Arcebispo de Auch, expressou sua satisfação com o aumento, mas destacou que o mais importante é o compromisso dos jovens com sua vocação. “Estamos felizes por ultrapassar a marca de 100 ordenações, mas o mais importante é que os jovens se comprometam”, afirmou. Em relação ao compromisso dos jovens com a vocação sacerdotal, Dom Lacombe ressaltou a dificuldade encontrada pelos bispos em atrair os jovens.

Apesar do aumento nas ordenações sacerdotais este ano, o número de seminaristas continua diminuindo. Com efeito, em 2020 havia 815 seminaristas na França contra 709 em 2022. A importância da oração para novas vocações foi reiterada tanto por Dom Lacombe quanto por Jason Nioka. (FM)

The post Aumenta número de ordenações sacerdotais na França em 2024 appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...