InícioNotícias da IgrejaAustrália: Bispo esfaqueado retoma suas funções

Austrália: Bispo esfaqueado retoma suas funções

Published on

Apesar das preocupações iniciais com a vida do bispo, sua recuperação foi surpreendentemente rápida. Ele retomou suas funções no domingo passado e foi aplaudido de pé por seus paroquianos.

Foto: screenshot/x

Foto: screenshot/x

Redação (30/04/2024 12:47, Gaudium Press) O bispo assírio ortodoxo Mar Mari Emmanuel, que foi esfaqueado na segunda-feira, 15 de abril, enquanto oficiava um serviço religioso em uma igreja a sudoeste de Sydney, na Austrália, retomou suas funções no domingo passado e foi aplaudido de pé por seus paroquianos.

No dia 15, o bispo foi atacado com uma faca por um adolescente de 16 anos de crenças muçulmanas. Algumas pessoas que participavam do culto religioso reagiram ao ataque que estava sendo transmitido via streaming, e um ministro também foi ferido.

O pai do adolescente, em declarações posteriores, mencionou não ter percebido sinais de radicalização em seu filho, “apenas o fato de que ele estava se tornando mais desobediente”.

Apesar das preocupações iniciais com a vida do bispo, sua recuperação foi surpreendentemente rápida. Poucos dias após o ataque, ele fez declarações que foram divulgadas nas redes sociais, aconselhando sua comunidade a não buscar vingança, agradecendo a “Jesus Nosso Senhor” pela sua rápida recuperação e declarando que perdoou o agressor: “Seja lá quem fez esse ato, eu digo que tu és meu filho e eu te amo e sempre vou rezar por ti; seja lá quem te mandou fazer isso eu também perdoo”.

Depois que os fatos vieram à tona, a polícia australiana classificou o ocorrido como “um ato terrorista” com motivação extremista religiosa.

Detalhes de sua aparição ontem

Na sua primeira aparição pública após o ataque, o Bispo Mar Mari Enmanuel conduziu um sermão trilíngue em inglês, árabe e assírio durante um serviço religioso comemorativo do Domingo de Ramos para sua comunidade assíria-ortodoxa. Usando um tapa-olho, ele compartilhou que havia perdido a visão do olho direito como resultado do ataque.

Em seu sermão, o bispo disse que considerava suas feridas como um sacrifício, insistiu no perdão ao agressor e ofereceu orações por ele, e aludiu a uma polêmica entre o governo australiano e a rede social “x” sobre a postagem do vídeo do ataque nas redes sociais:

“Ainda não consigo entender como podemos dizer que a liberdade de expressão é perigosa, que a liberdade de expressão não é possível em um país democrático. Deveríamos poder, como seres humanos civilizados, como intelectuais, criticar, falar, mesmo que talvez em certos momentos possamos soar ou parecer ofensivos até certo ponto, mas deveríamos poder dizer que não estou preocupado com que minha vida esteja exposta a ameaças ou que ela me seja tirada”.

Entretanto, diversas fontes falam de uma tensão incomum nas comunidades que habitam a região, onde foram realizadas batidas policiais nos últimos dias. No dia do ataque, um grupo de pessoas se reuniu do lado de fora do local de culto exigindo que o agressor fosse entregue a eles, o que motivou a intervenção de um destacamento especial da polícia.

The post Austrália: Bispo esfaqueado retoma suas funções appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Arquidiocese do México é consagrada ao Sagrado Coração de Jesus

A celebração, que ocorreu na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, teve por...

O mundo precisa da África

Por ocasião do 61º Dia da África, o Cardeal Parolin afirmou que África é...

Terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...