InícioNotícias da IgrejaBeato João Duns Scoto

Beato João Duns Scoto

Published on

A Igreja celebra no dia 8 de novembro a memória do Beato João Duns Scoto, presbítero da Ordem dos Frades Menores, nascido na Escócia, grande defensor do dogma da Imaculada Conceição de Maria, foi professor de filosofia e teologia em Cantuária, Oxford e Paris.

Juan Duns Scoto

Redação (08/11/2024 11:12, Gaudium Press) João Scoto nasceu em Duns, Escócia, e por isso é conhecido como João Duns Scoto. Ele nasceu durante a Idade Média, no ano de 1265, e ingressou na ordem franciscana em 1280.

Após completar seus estudos na Universidade de Paris, lecionou em instituições de prestígio, como Cambridge, Oxford e Paris, onde atraía um grande número de pessoas que se aglomeravam para ouvir suas palestras.

Esse período histórico foi marcado pela figura infame do rei Filipe, o Belo, que fez com que o Papa fosse esbofeteado em Agnani, pelas mãos do sinistro Nogaret. Filipe, o Belo, neto indigno de São Luís, foi responsável pela injusta e cruel perseguição aos Templários. Ele promoveu, entre os catedráticos da Universidade de Paris, um apelo ao Concílio contra o Papa Bonifácio VIII. João Duns Scotus se recusou a assinar tal apelo e viu-se forçado a deixar a Universidade e a cidade de Paris, retornando um ano mais tarde, já consagrado com fama internacional, para obter seu doutorado.

Entre suas glórias, destaca-se a defesa da Imaculada Conceição um dos temas centrais de sua vida.

Entre 1304 e 1307, houve uma disputa na Universidade de Paris sobre a Imaculada Conceição da Virgem Maria.

Um total de 200 teólogos apresentaram suas argumentações, sustentando a posição de que Deus queria que sua Mãe também fosse vítima da mancha do pecado original. Em uma demonstração de sua gigantesca habilidade, ao final das exposições contrárias à imaculada concepção de Maria, John Duns Scoto refutou, um a um, os 200 argumentos com base nas Escrituras e na doutrina, com serenidade de espírito, humildade, mas com força.

Potuit, decuit, ergo fecit: “podia, era conveniente, portanto, concedeu-o”, afirmou Scoto. Ou seja, Cristo podia fazer com que Sua Mãe fosse isenta da mancha de Adão, pois podia aplicar antecipadamente seus méritos à Virgem Absoluta; era conveniente que isso ocorresse, para que a carne que recebeu em seu seio, a carne de Cristo, fosse completamente limpa desde a concepção; portanto: ELE O FEZ. A teologia, posteriormente, apenas repetiria os argumentos daquele que a Igreja consagrou como o Doutor Sutil.

Com o passar do tempo, a Universidade de Paris começou a exigir dos estudantes e candidatos a doutorado um atestado de que eram a favor da Imaculada Conceição, o que é considerado um eco da disputa na qual o Beato Duns Scoto saiu vitorioso.

Após diversas idas e vindas a Paris, ele recebeu ordens de seu superior franciscano para se dirigir a Colônia. Ele não era um professor qualquer, mas sim o reitor da Universidade de Paris, todavia o Beato Duns Scoto não hesitou em cumprir a ordem.

Não se sabe ao certo por que foi enviado a Colônia, especialmente em um momento em que realizava um trabalho importante na Universidade de Paris. A teoria mais plausível sugere que a inveja de alguns colegas, liderados por Jean de Pouilly, que se opunha à Imaculada Conceição, foi um fator determinante. Pouilly havia conspirado contra o Papa Bonifácio e também se comunicava com o iníquo rei Filipe, o Belo, o que o tornava ainda mais nocivo. O geral dos franciscanos estava ciente dessas intrigas e, aparentemente, decidiu tirá-lo de lá e levá-lo para Colônia.

Sua chegada à cidade alemã, onde viria falecer, foi triunfal. O clero e o povo saíram para dar as boas-vindas ao famoso professor, e uma festiva procissão acompanhou sua entrada no convento franciscano, com um homem simples no centro, trajando uma sobrepeliz, hábito remendado e quase descalço. Eram tempos felizes em que se admiravam a ciência, a virtude e a austeridade, não a sensação e a futilidade. Ele também iluminou Colônia com sua ciência e seu exemplo. Foi professor em Colônia e também reitor de 1307 a 1308.

Faleceu em 8 de novembro de 1308, encerrando sua vida aos 43 anos de idade, o que muitos lamentaram.

Ele é um dos proeminentes líderes da chamada Escola Franciscana de doutrina, a qual inclui o Beato Alexandre de Hales e São Boaventura, cujas obras foram objeto de estudo profundo por parte de João Duns Scoto. Costuma-se dizer que ele se opunha firmemente a São Tomás, o que um autor de renome como Étienne Gilson chama de fábula. Entretanto, São Tomás é um doutor universal da Igreja, uma regra segura da fé cristã, e se alguém tiver que escolher entre os dois em questões de doutrina (exceto no que se refere à Imaculada Conceição), é mais seguro optar pelo Aquinate.

No entanto, o fato de ele ter sido um profundo estudioso de São Boaventura legitima o interesse pelos escritos de Scoto, pois o voo místico de São Boaventura é inteiramente original e maravilhoso.

São João Paulo II proclamou João Duns Scoto como beato em 6 de julho de 1991.

The post Beato João Duns Scoto appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...