Apesar de já estar no país, a programação oficial do Santo Padre nesta nação só terá início na sexta-feira, quando ele se encontrará com as autoridades locais.
Bruxelas – Bélgica (26/09/2024 17:20, Gaudium Press) Após passar o dia em Luxemburgo, o Papa Francisco chegou no início da noite desta quinta-feira, 26, na Base aérea de Melsbroek, na Bélgica, segunda e última etapa de sua 46ª viagem apostólica internacional. Ali foi recebido pelo núncio apostólico e o chefe de protocolo belga.
O breve hino de boas-vindas ‘Aux Champs’, reservado aos chefes de Estado, foi executado aos pés do avião. Em seguida, o Santo Padre passou pela guarda de honra, sendo acolhido pelo Rei e pela Rainha e por duas crianças, que lhe ofereceram flores. Não estavam previstos nem discursos nem colóquios privados.
O lema da viagem do Papa à Bélgica é ‘En route, avec Espérance’ (‘No caminho, com esperança’), que ressoa como um chamado a caminharmos juntos na estrada que é a história do país, mas é também o Evangelho, o caminho de Jesus Cristo, nossa Esperança.
Programa do Papa na Bélgica
Na manhã da sexta-feira, 27 de setembro, às 9h15, o Santo Padre fará uma visita de cortesia ao Rei da Bélgica no Castelo de Laeken. Em seguida, às 9h45, haverá uma reunião com o Primeiro-Ministro e, às 10h, fará uma reunião com as autoridades e a sociedade civil. Para essa ocasião está previsto um discurso do Papa.
Na parte da tarde, às 16h30, Francisco se reunirá com professores universitários no ‘Promotiezaal’ da ‘Katholieke Universiteit Leuven’ (Universidade Católica de Leuven), uma das mais antigas da Europa, que celebra seu 600º aniversário de fundação em 2025. Ali, o Pontífice fará outro discurso.
A manhã do sábado, 28 de setembro, será dedicada a um encontro com Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, seminaristas e agentes de Pastoral na Basílica do Sagrado Coração de Koekelberg. Um discurso do Papa está planejado para esta ocasião.
Às 16h30, ele se encontrará com estudantes universitários na ‘Aula Magna’ da Universidade Católica de Louvain, em Louvain-La-Neuve. Ali também discursará. Ainda neste dia, seguindo a tradição de todas as suas viagens apostólicas, o Pontífice terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, que ocorrerá no Colégio Saint Michel.
No seu último dia de viagem, 29 de setembro, Francisco presidirá uma Santa Missa às 10h no estádio Rei Balduíno. Em seguida, ele recitará o Angelus com os fiéis presentes. Às 12h15, ele se dirigirá até a Base Aérea de Melsbroek para a cerimônia de despedida. Às 12h45 partirá para Roma, com pouso no aeroporto internacional Roma/Fiumicino previsto para às 14h55. (EPC)
The post Bélgica recebe visita do Papa Francisco appeared first on Gaudium Press.