14.8 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

Bento XVI está vivo, boatos sobre sua morte são falsos

Rumores de que o Papa emérito Bento XVI havia morrido viralizaram nas redes sociais, entretanto a Igreja não fez tal anúncio.

Foto: Gaudiumpressimages.com

Redação (12/07/2022 22:11, Gaudium Press) Os rumores surgiram a partir de uma conta falsa no Twitter com o nome de Georg Bätzing, presidente da Conferência Episcopal Alemã, que twittou que o Pontífice emérito de 95 anos havia falecido. A alegação foi então compartilhada por agências de notícias sem verificação.

Acredita-se que esta conta no Twitter pertença ao “jornalista” italiano Tommasso Debenedetti, que já publicou diversas entrevistas falsas com escritores famosos como John Grisham, Saramago, Vargas Llosa e Yehoshua, e personalidades como Gorbachev, o Dalai Lama e o Papa Bento XVI. As entrevistas foram publicadas durante décadas em jornais regionais italianos.

Foto: Reprodução/Twitter.

Desde 2011, Debenedetti cria contas falsas no Twitter em nome de personalidades famosas do mundo, espalhando notícias falsas. Em 2012, um boato anunciando a morte do presidente sírio Assad criou um aumento global no preço do petróleo. Outros boatos compartilhados por Debenedetti no Twitter foram divulgados por importantes fontes de notícias, enganando jornais internacionalmente conhecidos

Em entrevista ao “The Guardian”, Benedetti afirmou certa vez que suas fraudes são feitas para expor como as mídias sociais não são confiáveis como fontes de notícias. “A mídia social é a fonte de informação mais inverificável do mundo, mas a mídia de notícias acredita nela por causa de sua necessidade de velocidade”, afirmou. (EPC)

The post Bento XVI está vivo, boatos sobre sua morte são falsos appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias