InícioNotícias da IgrejaBispo emérito é detido acusado de abuso sexual na Austrália

Bispo emérito é detido acusado de abuso sexual na Austrália

Published on

A polícia australiana deteve o Bispo Emérito de Broome, Christopher Saunders, em sua residência no último dia 21 de fevereiro. Desde 2020, o prelado é acusado de agressões sexuais

Seminaristas secuestrados

Redação (22/02/2024 12:20, Gaudium Press) A polícia australiana deteve o Bispo Emérito de Broome, Christopher Saunders, em sua residência no último dia 21 de fevereiro.

Segundo o jornal ABC, o Bispo é acusado de 19 crimes de natureza sexual. A polícia não se pronunciou sobre os motivos da prisão. Contudo, o Bispo de 74 anos de idade foi detido por agentes do esquadrão contra o abuso infantil da Austrália Ocidental.

Dom Saunders vem sendo acusado desde 2020 de ter cometido abusos sexuais contra vulneráveis e recebeu acusações por ter usado milhares de dólares para presentear jovens com viagens, presentes, dinheiro e álcool.

Em 2021, a polícia encerrou uma investigação contra o prelado por falta de provas. Porém, em 2022, uma investigação canônica foi iniciada sobre supostos abusos canônicos do prelado. No ano passado, um relatório de cerca de 200 páginas foi entregue às autoridades locais relatando condutas sexualmente inapropriadas da parte de Saunders para com adultos.

Segundo o informe feito à pedido da conferência episcopal australiana, o Bispo foi descrito por testemunhas como “um predador sexual” que busca se aproveitar de homens jovens e vulneráveis. O documento também foi entregue à Santa Sé e ao Dicastério da Doutrina da Fé em setembro de 2023.

Em 2020, Dom Saunders apresentou sua renúncia ao governo da diocese de Broome. Com as investigações canônicas, a Santa Sé pediu que o Bispo Emérito não residisse na diocese, porém ele permaneceu em uma casa propriedade da igreja de Broome.

Até o ano passado, Dom Christopher Saunders negava as acusações e se declarava inocente dos crimes que lhe são imputados. As autoridades eclesiásticas da Austrália afirmaram que vão continuar a cooperar com as investigações da polícia sobre as acusações de Dom Sauders. (FM)

The post Bispo emérito é detido acusado de abuso sexual na Austrália appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...