InícioNotícias da IgrejaBispo francês proíbe que seminaristas usem batina

Bispo francês proíbe que seminaristas usem batina

Published on

O Arcebispo de Toulouse, Dom Kerimel encaminhou uma carta aos seminaristas na qual proíbe que os jovens estudantes usem batina

Redação (03/06/2022, 12:00, Gaudium Press) Em carta datada do dia 2 de junho, o Arcebispo de Toulouse, no sul da França, Dom Guy de Kerimel, proíbe que os seminaristas da diocese usem batina.

A missiva, que se destina aos próprios seminaristas diocesanos, começa por elogiar o desejo apostólico dos jovens que querem se tornar sacerdotes.

Contudo, na carta o Arcebispo explica que durante uma cerimônia de confirmação que celebrou no dia anterior (1º de junho), ele questionou sobre a indumentária dos seminaristas que estavam vestidos com batina e sobrepeliz.

Proibição do uso de batina para diáconos e seminaristas

Em seguida, Mons. Kerimel afirma que “não deseja que os seminaristas apareçam de maneira muito clerical”. Segundo ele, o uso da batina e da sobrepeliz “passa uma imagem muito clerical e não conforme à condição de seminaristas que ainda são fiéis leigos”.

A proibição do Arcebispo de Toulouse é clara ao afirmar na missiva que não quer o uso de batina entre os seminaristas: “Eu preciso portanto do meu desejo: o uso da batina não é permitido no seminário; é a lei em vigor. Eu peço então que esta lei se aplique fora do seminário na diocese de Toulouse, inclusive para os diáconos”.

Foto: capitura de tela

“Imagem muito clerical”

Dom de Kerimel explica que o jovem que está em formação para o sacerdócio deve fortalecer sua relação com o Cristo e não “encarnar um personagem”.

O jovem seminarista deve “deixar crescer no seu interior a caridade pastoral e estar acessível a todos (…) antes de se preocupar em mostrar uma identidade muito marcada”.

O Arcebispo precisa que após a admissão aos ministérios é possível usar um sinal distintivo como o “colarinho romano ou uma simples cruz”.

Citando o cânon 284, a carta explica que após o diaconato, os clérigos devem usar “um hábito conveniente, segundo as regras estabelecidas pela conferência dos bispos e os costumes legítimos do lugar”. (FM)

The post Bispo francês proíbe que seminaristas usem batina appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Alemanha: Maioria dos jovens sacerdotes rejeita propostas do Caminho Sinodal

Durante uma coletiva de imprensa online, Matthias Sellmann, diretor do Centro de Pesquisa Pastoral,...

Biógrafo de João Paulo II acusa Pontifícia Academia para a Vida de trair seu fundador

Em uma conferência sobre bioética em Roma, George Weigel acusou a Pontifícia Academia para...

Santuário de Fátima promove Peregrinação das Crianças 2024

O lema escolhido para o evento deste ano foi tirado das palavras ditas pelo...

Rosário flutuante é construído em cidade costeira do Líbano

A iniciativa contou com a participação de diversos católicos para que este ambicioso e...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...