8 C
São Paulo
quinta-feira, julho 29, 2021

Bispo incentiva vietnamitas a imitar o Mártir São Peter Van Luu

“Não posso renunciar ao catolicismo que está infundido em meu corpo. Os leigos não têm o direito de abandonar a fé, muito menos eu, um padre ”.

“Não posso renunciar ao catolicismo que está infundido em meu corpo. Os leigos não têm o direito de abandonar a fé, muito menos eu, um padre ”.

Redação (08/04/2021, 17:30, Gaudium Press) Na quarta-feira, 7 de abril, no Centro de Peregrinação Ba Giong, na província de Tien Giang, Dom Peter Nguyen Van Kham, de My Tho, presidiu uma Santa Missa especial para celebrar o 160º aniversário da morte do Santo Mártir Padre Peter Nguyen Van Luu.

A cerimônia contou com a presença de cerca de 100 sacerdotes e 1.000 pessoas.

Em sua homilia, Dom Nguyen Van Kham disse que “Podemos encontrar Deus quando ouvimos a sua palavra e recebemos a Eucaristia; esse é o presente mais precioso que a Igreja pode oferecer à humanidade ”.

O Bispo de My Tho afirmou que o Santo Mártir Luu estava convencido de que Nosso Senhor Jesus Cristo era o melhor presente e ofereceu sua vida a Deus. O pároco mártir se dedicou inteiramente a pregar a Boa Nova e a dar amor e carinho às pessoas das paróquias locais em que atuou como pároco. O mártir Padre Peter Nguyen Van Luu, que é o patrono da diocese, foi preso e morto por administrar corajosamente os sacramentos aos católicos que estavam presos por ódio à Fé Católica.

Dom Nguyen Van Kham é secretário-geral da Conferência Episcopal Católica do Vietnã, classificou a vida real da Igreja local, uma Igreja sem grandes fortunas e poder e instalações adequadas, uma comunidade que ouve a palavra de Deus, difundindo e testemunhando com fervor a Boa Nova de Jesus.

Antes da missa, mulheres com roupas tradicionais portando velas e tochas realizaram uma pequena procissão levando uma Imagem do Santo Mártir Luu da igreja para o palco principal, onde freiras as esperavam e outras pessoas vestidas com trajes típicos realizaram uma cerimônia em homenagem ao santo mártir.

Santo Padre Peter Nguyen Van Luu

Padre Peter Nguyen Van Luu nasceu em Saigon, em 1812.

Foi enviado para estudar no Seminário Penang, na Malásia, onde foi ordenado sacerdote antes de voltar para casa. Ele exerceu seu múnus sacerdotal em quatro paróquias Mac Bac, Sa Dec, My Tho e Ba Giong. 

Para poder cumprir suas obrigações sacerdotais, Padre Peter Nguyen Van Luu teve que disfarçar-se como um leigo comum e assim visitou prisioneiros católicos mantidos presos por praticarem a Fé católica. Ele ministrou sacramentos, consolou e confirmou todos em sua Fé.

…eu não poderia renunciar ao catolicismo que está infundido em meu corpo

Padre Luu foi preso em dezembro de 1860 por seu serviço pastoral nas prisões e bravamente admitiu ser um padre. 
Ele foi torturado, questionado e ameaçado, mas se recusou a abandonar sua Fé Católica.

Aos seus carcereiros Padre Luu disse: “eu não poderia renunciar ao catolicismo que está infundido em meu corpo. Os leigos não têm o direito de abandonar a fé, muito menos eu, um padre ”.

Padre Luu foi decapitado em 7 de abril de 1861, em My Tho. Seu corpo foi enterrado por fiéis católicos locais.

O Mártir São Luu foi beatificado em 2 de maio de 1909 pelo Papa Pio X e canonizado em 19 de junho de 1988 por São João Paulo. 
Ele está entre os 117 mártires vietnamitas que morreram por ódio à Fé.

 (JSG)

(Informações e Foto-UCA-News)

The post Bispo incentiva vietnamitas a imitar o Mártir São Peter Van Luu appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias