InícioNotícias da IgrejaBispos dos EUA condenam aumento do ódio religioso

Bispos dos EUA condenam aumento do ódio religioso

Published on

O Cardeal Dolan fez um apelo ao arrependimento para os que foram dominados pelo ódio e para que as pessoas de boa vontade defendam corajosamente a paz.

Bispos dos EUA condenam aumento do odio religioso Cardeal Timothy Dolan

Foto: Divulgação/Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.

Nova York – Estados Unidos (03/11/2023 16:53, Gaudium Press) Em resposta ao aumento dos atos de ódio religioso nos Estados Unidos, o Arcebispo Metropolitano de Nova York e presidente do Comitê de Liberdade Religiosa da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, Cardeal Timothy Dolan, emitiu uma dura repreensão.

Odiar o próximo é um pecado grave contra Deus

Segundo o purpurado, o conflito em Israel e na Palestina alimentou o ódio religioso nos Estados Unidos. “Nos últimos dias aqui na América, onde durante centenas de anos muitos procuraram refúgio da perseguição religiosa, temos visto surtos de ódio religioso que chocam a consciência”, afirmou.

Condenando veementemente o aumento da violência religiosa, o Cardeal destacou que cada vida humana tem um valor incomensurável e que odiar o próximo é um pecado grave contra Deus, que nos criou a todos à sua imagem e semelhança. A violência apenas gera mais violência, não justiça.

Natureza essencial e inviolável da liberdade religiosa

Citando a Declaração sobre a Liberdade Religiosa do Concílio Vaticano II, ou “Dignitatis Humanae”, emitida em 1965, o Cardeal Dolan recordou que “a Igreja Católica há muito reconhece a natureza essencial e inviolável da liberdade religiosa”. Este documento declara ainda que todos têm o direito de praticar a sua religião, uma vez que esta se baseia “na própria dignidade da pessoa humana”.

A declaração garante ainda que todos os direitos dos indivíduos à liberdade religiosa devem ser defendidos pelos governos para garantir que “ninguém seja forçado a agir de maneira contrária às suas próprias crenças, seja privada ou publicamente, dentro dos devidos limites”. Infelizmente, 80% da população mundial vive em países com graus significativos de restrições sociais ou políticas à religião. (EPC)

The post Bispos dos EUA condenam aumento do ódio religioso appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...