InícioNotícias da IgrejaBispos espanhóis se manifestam após relatório sobre crimes de pedofilia

Bispos espanhóis se manifestam após relatório sobre crimes de pedofilia

Published on

Os Bispos espanhóis se manifestaram na última segunda-feira (30) a propósito do relatório sobre os crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica

Projeto de Lei cria o “crime de posse de material inflamatório” que pode incluir nessa categoria a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica.

Redação (31/10/2023 12:00, Gaudium Press) Após a publicação do informe sobre os abusos sexuais cometidos contra menores por membros da Igreja Católica espanhola, os Bispos espanhóis se manifestaram.

Na última sexta-feira, 27 de outubro, o Defensor do Povo, Ángel Gabilondo, apresentou no congresso nacional espanhol um extenso relatório sobre os abusos sexuais cometidos contra menores por parte de membros da Igreja Católica na Espanha.

Diante de tal relatório, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) publicou um comunicado após uma conferência de imprensa extraordinária feita na última segunda-feira (30), em razão do informe.

No comunicado, os Bispos manifestam sua dor com os danos causados por membros do clero e reiteraram o pedido de perdão a todas as vítimas.

Embora não apresente números concretos, o relatório da comissão independente estimou que mais de 200 mil pessoas sofreram abuso sexual de membros da Igreja.

O relatório estimou que o número de vítimas aumenta para 400 mil vítimas se considerarmos que o crime foi cometido por leigos católicos ou membros de outras confissões religiosas.

Jornada Mundial de Oracao pela Santificacao dos Sacerdotes 1

Os Bispos espanhóis pedem perdão mas criticam a extrapolação dos números

Diante da apresentação de números alarmantes, a CEE manifestou sua dor com os crimes, reconhecendo, portanto, a existência dos abusos, mas considera os dados inflados: “Os abusos cometidos na Igreja doem. Também surpreende a extrapolação feita a partir dos dados obtidos numa pesquisa anexa ao relatório.”

A CEE acrescentou que as estimativas não correspondem à verdade e não representam o conjunto dos sacerdotes e religiosos que trabalham leal e integralmente para a Igreja.

O comunicado dos prelados espanhóis agradeceu as recomendações práticas do relatório, mostrando-se disposta a cooperar para a extinção de tais crimes em seu interior.

Cabe lembrar que o relatório reclamava da Igreja uma indenização pelos danos causados nas vítimas, além de custodiar todo o tratamento psicológico de vítimas e familiares.

Relatórios sobre os abusos em outros países

A França foi o primeiro país no qual as autoridades Católicas decidiram, por conta própria, encomendar um estudo sobre os crimes de pedofilia no seio da Igreja. Seguindo o exemplo, as autoridades eclesiásticas de outros países (Portugal, Itália, Irlanda) fizeram o mesmo.

Duramente pressionada, a CEE encomendou no ano passado uma auditoria sobre os abusos sexuais por parte de seus membros. Contudo, o escritório de advogados responsável pelo trabalho solicitou mais tempo para a conclusão so relatório.

O informe apresentado na sexta-feira foi fruto de um trabalho de 14 meses, tendo se iniciado no começo de 2022. O trabalho de investigação, comandado por uma comissão de deputados, recenseou o relato de 478 vítimas de abusos sexual. (FM)

The post Bispos espanhóis se manifestam após relatório sobre crimes de pedofilia appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...