Início Notícias da Igreja Caminho sinodal alemão aprova o fim do celibato sacerdotal

Caminho sinodal alemão aprova o fim do celibato sacerdotal

0
183

Querem que o Papa ou um concílio decrete que o celibato sacerdotal não seja mais obrigatório. Nessa assembleia, também se abriu caminho para a ordenação de mulheres.  

Redação (05/02/2022 13:08, Gaudium Press) Nas sessões de votação da chamada Assembleia Sinodal da Igreja na Alemanha, houve resultados que, na opinião de alguns analistas, implicam sérios perigos de cisma. Nesta Assembleia estão reunidos, em Frankfurt, 230 delegados do episcopado e do Comité Central dos Católicos Alemães.

Uma das decisões aprovada é a de tornar opcional o celibato sacerdotal. Já há alguns dias, personagens como Mons. Batzing, presidente deste episcopado, depois de dizer que valorizava seu sacerdócio celibatário, defendeu que não devia ser obrigatório. Por sua vez, o Cardeal Reinhard Marx afirmou que “alguns sacerdotes estariam melhor se fossem casados”. Essa posição foi majoritária, pois quase 86% do caminho sinodal votou a favor de tornar opcional o celibato clerical e pediu que homens casados fossem admitidos à ordenação, por decisão de um papa ou de um Concílio.

Ordenação de mulheres

A admissão da ordenação de mulheres também esteve em pauta na referida assembleia sinodal. O Grupo Diálogo da Reforma sobre o Futuro da Igreja Católica na Alemanha debateu em primeira leitura o texto base correspondente. O documento trata da justiça de gênero na Igreja Católica e sublinha: “Não é a participação das mulheres em todos os serviços e ofícios da Igreja que requer justificação, mas a exclusão das mulheres dos ofícios sacramentais”.

Nesse fórum, foram expressas opiniões sobre uma suposta discriminação das mulheres na Igreja, e opiniões no sentido de que não há “uma linha clara de tradição” para a exclusão das mulheres do sacerdócio, algo que entra em choque abertamente com o magistério contínuo da Igreja.

 

Com informações Infocatólica.

 

 

 

 

The post Caminho sinodal alemão aprova o fim do celibato sacerdotal appeared first on Gaudium Press.