InícioNotícias da IgrejaCardeais em campanha? O Papa está ciente…

Cardeais em campanha? O Papa está ciente…

Published on

Em uma reunião recente, o Cardeal Parolin fala sobre o pós-Francisco.

1628 20130308 GK 700x467 1

Redação (08/05/2024 16:48, Gaudium Press) As boas maneiras são sempre importantes em todas as circunstâncias, o que certamente implica não antecipar os acontecimentos. No entanto, se até o cardeal Parolin, na expressão de La Croix, começa a falar sobre o “pós-Francisco…”, indica a importância do assunto.

No dia 25 de abril, aconteceu no grande e histórico Palazzo del Collegio Riomano, hoje sede do Ministério da Cultura na Itália, o lançamento do livro  As Cinco Questões que Abalam a Igreja, do jornalista da RAI, Ignazio Ingrao.

No evento estava presente, segundo Loup Besmond de Senneville, “tout le petit monde du Vatican”, o mundo seleto do Vaticano, do decano e afiado cardeal Re, ao promotor da justiça Alessandro Diddi, ao bispo Fisichella, com o título de organizador do Grande Jubileu do próximo ano, embaixadores, membros proeminentes dos dicastérios e das comunidades religiosas.

Contudo, todos os olhares se voltaram para o Cardeal Secretário de Estado Parolin, desejando encontrar pistas para o futuro nas expressões e gestos de Parolin, em linha com o tema do livro escrito por Ingrao.

Durante sua apresentação, o cardeal procurou responder à pergunta que muitos faziam, fazem e continuarão a fazer sobre “o que acontecerá com as reformas empreendidas pelo Papa Francisco?” – um tema abordado em um dos capítulos do livro do jornalista da RAI.

Quando a apresentação do cardeal teve lugar no final de abril, a mídia apressou-se em noticiar a mensagem de que “as reformas vão continuar”, possivelmente em resposta à forte repercussão causada por intervenções, como a Fiducia Supplicans. Mas, como se trata de um diplomata de alto escalão, as palavras do cardeal refletiam cautela e moderação, típicas da linguagem utilizada em tempos de borrascas e tempestades internas.

A Igreja está “constantemente em processo de reforma” e depende do “Espírito Santo”, afirmou o cardeal no início.

“O discernimento, que não é uma mera intuição, mas fruto da oração contínua no Espírito, indicará, com o tempo, a quem sabe ser paciente”, explicou. É verdade que “não pode haver volta atrás”. Mas a primeira coisa é o “Espírito”, que é o dono do Barco e a quem devemos ouvir. Veja o que o Espírito Divino quer, que constantemente nos surpreende.

Segundo o correspondente de La Croix em Roma, a participação impressionante no lançamento de Cinque Domande che agitano la Chiesa se deve em parte ao fato de o nome do Cardeal Parolin ocupar posição de destaque em muitas listas de papáveis que circulam em Roma.

Besmond de Senneville descreve que: “o diplomata de carreira é visto por muitos como um homem calmo, capaz de aliviar a pressão na Igreja após um pontificado marcado por reformas”. Então, reformas, sim, mas com calma, e no ‘Espírito’.

O artigo também menciona alguns comentários que circulam por aí: “Parolin está fazendo um pouco de campanha e o papa sabe disso”, comenta um cardeal sorridente e próximo a Francisco. Às vezes, ele deixa escapar pequenos comentários em público, para que ele o saiba”, diz o cardeal.

Porém, isso é acompanhado por maneiras respeitosas, principalmente em relação a um Papa que enfatiza sua disposição em assumir seu papel até a morte, planejando inúmeras e extenuantes viagens para os próximos dias, garantindo atividade. Mas a natureza é o que é e, pelo menos na mídia, as “campanhas” parecem ter começado.

Aguardemos atentos ao que o ‘Espírito’ revelará.

Por Carlos Castro

The post Cardeais em campanha? O Papa está ciente… appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Alemanha: Maioria dos jovens sacerdotes rejeita propostas do Caminho Sinodal

Durante uma coletiva de imprensa online, Matthias Sellmann, diretor do Centro de Pesquisa Pastoral,...

Biógrafo de João Paulo II acusa Pontifícia Academia para a Vida de trair seu fundador

Em uma conferência sobre bioética em Roma, George Weigel acusou a Pontifícia Academia para...

Santuário de Fátima promove Peregrinação das Crianças 2024

O lema escolhido para o evento deste ano foi tirado das palavras ditas pelo...

Rosário flutuante é construído em cidade costeira do Líbano

A iniciativa contou com a participação de diversos católicos para que este ambicioso e...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...