InícioNotícias da IgrejaCardeal Marx anuncia sua renúncia como Arcebispo de Munique

Cardeal Marx anuncia sua renúncia como Arcebispo de Munique

Published on

O religioso possui apenas 67 anos, oito a menos que os 75 em que um Bispo deve oferecer canonicamente sua renúncia.

Alemanha – Munique (04/06/2021 14:43, Gaudium Press) O Cardeal Reinhard Marx, um dos conselheiros mais próximos do Papa, ofereceu ao Pontífice sua renúncia como Arcebispo de Munique e Freising. O religioso possui apenas 67 anos, oito a menos que os 75 em que um Bispo deve oferecer canonicamente sua renúncia.

O purpurado foi, durante muito tempo até 2020, presidente da Conferência Episcopal Alemã, e faz parte do Conselho dos Cardeais convocados em 2013 por Francisco, como assessor para a reforma da Cúria Romana, o chamado G-9. O Papa pode tornar essa renúncia efetiva ou não.

Um “beco sem saída” foi alcançado

Na carta onde anuncia sua oferta de renúncia, publicada com a autorização do Papa, o Cardeal Marx fala de “falhas pessoais”, “erros administrativos” e também de ” uma falha institucional e sistemática” na crise de abuso sexual por membros do clero na Alemanha.

“Parece-me – e é a minha impressão – que chegamos a um ‘beco sem saída’ que, no entanto, também pode se converter em um ponto de inflexão segundo a minha esperança pascal”, diz ele na declaração explicativa de sua renúncia.

No comunicado, o Cardeal Marx também manifesta que “esta decisão não é fácil para mim. Gosto de ser sacerdote e bispo e espero poder continuar a trabalhar pela Igreja no futuro. Meu serviço por esta Igreja e as pessoas não termina. No entanto, para apoiar um novo e necessário começo, gostaria de assumir a minha parte de responsabilidade pelos acontecimentos passados​​”.

Caminho Sinodal Alemão

O Cardeal afirmou que em sua renúncia somente tem um papel secundário “os acontecimentos e discussões das últimas semanas”, em referência às controvérsias que surgiram a partir das posições assumidas pelo chamado “Caminho Sinodal Alemão” e pelas recentes ‘bênçãos’ de casais homossexuais em cerca de 100 igrejas na Alemanha.

O purpurado tem sido um dos mais fortes partidários do questionado “Caminho Sinodal Alemão”, que na opinião de muitos ajuda a configurar uma situação pré-cismática da Igreja alemã. “Este caminho deve continuar”, reitera. (EPC)

The post Cardeal Marx anuncia sua renúncia como Arcebispo de Munique appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Bruxaria nos altos escalões do governo

O Estado laico, “dogma” do secularismo dos tempos liberal-democráticos, pertence ao passado e está...

Santuário de Aparecida acolhe Encontro Nacional de Presbíteros

O objetivo da iniciativa é refletir sobre o ministério presbiteral na perspectiva da comunhão...

São Marcos Evangelista e Mártir

São Marcos, cuja festa a Igreja celebra no dia 25 de abril, foi discípulo...

Papa Francisco se reúne com o vice-presidente de Gana

Após seu encontro com o Pontífice, o representante africano se reuniu com o Secretário...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...