InícioNotícias da IgrejaCarta do CELAM exige a libertação de dez religiosos sequestrados no Haiti

Carta do CELAM exige a libertação de dez religiosos sequestrados no Haiti

Published on

Levantamos nossa voz, rejeitamos este ato cruel e desumano que põe em risco a saúde e a vida de dez pessoas inocentes que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e do próximo.

Levantamos nossa voz, rejeitamos este ato cruel e desumano que põe em risco a saúde e a vida de dez pessoas inocentes que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e do próximo.

Redação (15/04/2021, 11:20, Gaudium Press) Em uma carta assinada por Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo Metropolitano de Trujillo, no Peru, e todos os membros da presidência do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, os Bispos latino-americanos expressam a Dom Launay Saturné, arcebispo de Cap-Haïtien e presidente da Conferência Episcopal do Haiti, sua profunda preocupação a propósito do “sequestro abusivo e criminoso de 5 padres, 2 religiosos e 3 leigos, perpetrado presumivelmente pelo grupo ‘400 Marozo’, na cidade de Croix-des-Bouquets”.

Um sequestro abusivo, criminoso, cruel, desumano contra pessoas que servem a Deus e ao próximo

Na manhã do Domingo da Misericórdia, os sequestrados estavam recebendo o novo pároco da região quando foram atacados, feitos reféns e conduzidos para local ignorado e sendo exigido pagamento para que sejam libertados.

O texto da carta dos bispos afirma:
Do CELAM “levantamos a nossa voz para rejeitar com todas as nossas forças este ato cruel e desumano que põe em risco a saúde e a vida de dez pessoas que dedicaram as suas vidas ao serviço de Deus e do próximo”.

Fato cada vez mais frequente no Haiti: “arrogar-se o direito de privar outro da sua liberdade pessoal”

Como já foi denunciado pela “Conferência Episcopal do Haiti”, os sequestros pedindo resgate, –neste caso um milhão de dólares–, tornaram-se comuns nos últimos meses, nesse país onde as autoridades perderam o controle da situação.

No texto da carta enviada ao arcebispo de Cap-Haïtien e presidente da Conferência Episcopal do Haiti, os bispos latino-americanos rejeitam categoricamente o fato que vem tornando-se frequente no país caribenho:
qualquer pessoa pode “arrogar-se o direito de privar outro da sua liberdade pessoal”.

Segundo os signatários da carta do CELAM, este fato torna-se mais grave por tratar-se de um “sequestro por resgate”, que visa apenas “obter o pagamento de um resgate em troca da liberdade de pessoas inocentes”.

“Libertação imediata destes irmãos, injustamente privados da sua liberdade”, exige CELAM

A carta do CELAM exige “a libertação imediata destes irmãos, injustamente privados da sua liberdade”, pedindo às autoridades que “façam todos os esforços para obterem a libertação imediata destes irmãos”.

Ainda na carta a Dom Launay Saturné a presidência do CELAM, expressa sua união em oração ao povo do Haiti e destaca: “abraçamos o povo irmão do Haiti, e partilhamos o seu profundo pesar por este triste acontecimento e pelo sofrimento deste amado país que ainda não encontrou formas de ultrapassar a crise que se arrasta há vários anos e que se agravou neste tempo de pandemia, que afeta especialmente as pessoas empobrecidas e marginalizadas”.

“Alívio e alegria por pertencer a esta grande família que é a Igreja”

A carta do CELAM chegou justamente quando se iniciava a 134ª Assembleia Plenária Ordinária do Episcopado do Haiti, e o presidente do episcopado haitiano a respondeu dizendo que recebeu com “alegria e gratidão o comunicado de solidariedade da Presidência do CELAM” e que o partilhou com os seus irmãos bispos.

Segundo dom Saturné, a nota emitida pelo CELAM “deu-nos alívio e alegria de pertencer a esta grande família que é a Igreja”.

O arcebispo afirma também que tem mantido “contato muito estreito com as famílias e congregações envolvidas nesta situação desumana para confortar e procurar saídas para a libertação das pessoas sequestradas”. (JSG)

(Com informações VaticanNews, foto Arcebispado de Trujillo)

The post Carta do CELAM exige a libertação de dez religiosos sequestrados no Haiti appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Papa nomeia o pároco Gherardo Gambelli como Arcebispo de Florença

Depois de 16 anos no cargo, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...