InícioNotícias da IgrejaCatacumbas abertas ao público na Itália revelam tesouros da fé e da...

Catacumbas abertas ao público na Itália revelam tesouros da fé e da arte

Published on

A sexta edição da Jornada das Catacumbas aconteceu no dia 7 de outubro. A Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra promoveu a abertura e visitas gratuitas a algumas catacumbas romanas, bem como a de outras regiões italianas.

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422 4

Redação (09/10/2023 18:10, Gaudium Press) O tão esperado evento semestral, a Jornada das Catacumbas, está de volta agora em sua sexta edição. O tema deste ano foi: “Caminhos da Paz”. Este evento visa divulgar a importância destes monumentos para a história do cristianismo e celebrar as origens das primeiras comunidades cristãs, em particular os santos mártires. Para esta ocasião, a Comissão Pontifícia para a Arqueologia Sacra promove a abertura e visitas gratuitas a algumas catacumbas romanas e em outras regiões da Itália: Toscana, Úmbria, Lácio, Abruzzo, Sicília e Sardenha.

Dom Pasquale Iacobone, nomeado presidente da Pontifícia Comissão há alguns meses, explicou ao site de notícias Vatican News o programa desta iniciativa, voltada para adultos e crianças, com o objetivo de favorecer o conhecimento, promover o ensino e também revitalizar a fé, com o exemplo dos mártires cristãos.

Segundo Dom Iacobone, “este ano, coincidindo justamente com a trágica situação de guerra, quisemos destacar um dos temas mais presentes em nossas catacumbas, através de imagens, inscrições e símbolos, que é justamente o da paz. Pareceu-nos mais do que oportuno propor este tema aos nossos visitantes”.

Abertura de catacumbas normalmente fechadas

Neste evento, “há um vasto leque de iniciativas – continua Dom Iacobone – em primeiro lugar, a entrada sempre gratuita para as catacumbas em Roma que normalmente não são acessíveis ou abertas aos visitantes. Além disso, a abertura de todas as outras catacumbas da Itália, que se juntaram às de Roma nesta ocasião, e que também têm entrada gratuita, sempre com reserva prévia, com uma série de eventos paralelos muito interessantes, começando pelos ateliers para crianças que são sempre um sucesso, porque as crianças são muito curiosas e interessadas em nossos temas”.

No ano passado, o cardeal Gianfranco Ravasi celebrou a missa de encerramento, nesta VI Jornada das Catacumbas, a solene celebração eucarística foi celebrada por Dom Iacobone, na igreja de Santa Maria della Stella, com vista para as catacumbas de San Salvatore, em Albano.

Nas catacumbas, paz e alegria da libertação

O significado profundo das catacumbas, além da paz, tema justamente enfocado nesta edição, é a alegria, “porque nas catacumbas nunca há, com raríssimas exceções, ambientes funerários privados, sinais de luto, tristeza, morte ou angústia. A decoração das catacumbas, dos grafites aos afrescos ou às esculturas sobre os sarcófagos, fala sempre de momentos de alegria que se seguem à libertação, a libertação realizada por Deus para aqueles que a Ele se confiam. Por isso temos sempre cenas paradisíacas, cenas de vida feliz, banquetes serenos e festivos. É um clima que nos faz olhar para o futuro com um pouco mais de confiança e serenidade”, diz dom Iacobone.

Com informações Vatican News

The post Catacumbas abertas ao público na Itália revelam tesouros da fé e da arte appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Médico argentino condenado por não realizar um aborto retorna à prática

Dr. Leandro Rodríguez agora pode exercer sua profissão de médico. Isso não se deve...

Israel: Basílica de Todas as Nações celebra seu centenário

O apelido de ‘Igreja de Todas as Nações’ surgiu pois ela foi construída com...

Fruta verde não agrada o paladar

O homem maduro é aquele capaz de, com sua inteligência, vontade e sensibilidade, produzir...

Dever de pastor e dever de ovelha

Ninguém escapa à regra. Sendo pastor ou ovelha, qual a nossa obrigação? Redação (21/04/2024 11:57,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...