27.5 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Catedral Basílica de São João Del Rei celebra seus 300 anos

Construída no ano de 1721, a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar é um dos ícones da arquitetura barroca, tendo sido uma iniciativa da Irmandade Santíssimo Sacramento.

Minas Gerais – São João Del Rei (13/09/2021 14:43, Gaudium Press) No último domingo, 12 de setembro, o Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrou uma Santa Missa por ocasião dos 300 anos da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, de São João Del Rei.

Escola mística que nos enraíza no coração de Deus

Durante a sua homilia, o prelado destacou que as igrejas construídas se tornam pérolas para que compreendamos o que somos e o que devemos ser: morada de Deus. Além disso, ressaltou que “compreendemos que esta igreja como árvore, onde as raízes estão no céu e a copa na terra, que retrata na arte e na beleza sacra aquilo que é a compreensão e testemunho de Fé ao longo do tempo, é ser chamada a escola mística que nos enraíza no coração de Deus”.

Ao término da celebração eucarística, foi realizada a entronização da imagem original e se recitou um ato de consagração. “Que os trezentos anos deste belo monumento de Fé se traduzam também na Fé de todo o povo de nossa Diocese como sinal de benção e da graça de Deus”, afirmou o Padre Lucas Alerson de Sousa. A programação foi encerrada na parte da noite após uma missa festiva, o Solene Canto do Te Deum laudamus e a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Tríduo preparatório pelos 300 anos da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar

As comemorações pelos 300 anos da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar tiveram início na quinta-feira, 9, através de um tríduo preparatório no qual se refletiu fatores importantes da história da comunidade. A programação incluiu também uma exposição temporária no Museu de Arte Sacra intitulada como “Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar: Casa de Deus, Porta do Céu”.

Construída no ano de 1721, a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar é um dos ícones da arquitetura barroca, tendo sido uma iniciativa da Irmandade Santíssimo Sacramento. O templo é referência na realização de importantes trabalhos de evangelização que contemplam, dentre outras iniciativas, o amparo a famílias pobres, com a doação de alimentos, roupas e remédios. A estrutura continua atraindo os olhares de devotos e amantes da arte, já que a estrutura abriga traços do barroco e rococó. (EPC)

The post Catedral Basílica de São João Del Rei celebra seus 300 anos appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias