InícioNotícias da IgrejaCatedral de Colônia comemora 775 anos do início de sua construção

Catedral de Colônia comemora 775 anos do início de sua construção

Published on

A Catedral de Colônia, um dos monumentos mais célebres e imponentes do Catolicismo, celebrou os 775 anos do lançamento de sua pedra fundamental

Vaticano ordena visita apostolica a Arquidiocese alema de Colonia 2

Redação (16/08/2023 13:00, Gaudium Press) Em 15 de agosto de 1248, foi lançada a primeira pedra da construção da catedral de Colônia, na Alemanha. Em 2023, portanto, completam-se 775 anos do início da construção, que teve início graças ao Arcebispo da época, Dom Konrad von Hochstaden, que desejava erguer uma nova igreja para abrigar as relíquias dos Três Reis Magos.

De fato, em 1164, Dom Rainald von Dassel, antecessor de von Hochstaden, trouxe as relíquias dos Três Reis de Milão para o Reno. Dom von Hochstaden desejava substituir a antiga catedral carolíngia de Hildebold por uma nova catedral. Para isso, convocou um dos construtores mais experientes da época, Mestre Gerhard.

Deutschland Colonia 08 2

Início da construção

Mestre Gerhard se inspirou nas novas catedrais góticas recentes de Paris, Reims e Amiens, que representavam um novo estilo de construção. Os trabalhos progrediram bem sob a direção do mestre de obras, porém, infelizmente, Mestre Gerhard veio a falecer após cair dos andaimes da catedral.

Seu sucessor, Mestre Arnold, assumiu a função em 1271. A partir de então, as obras de construção da catedral foram se arrastando ao longo dos anos, décadas e séculos.

Em 1528, os trabalhos foram completamente interrompidos por 300 anos. Entre outros motivos, havia a falta de recursos financeiros. Assim, a catedral permaneceu durante 350 anos sem suas famosas torres.

Retomada da construção

Durante esse período, a catedral chegou a ser utilizada como depósito de armas pelas tropas de Napoleão, em 1794. Somente em 1842, o Kaiser Frederico Guilherme IV lançou uma nova pedra fundamental, simbolizando a retomada dos trabalhos na catedral.

Finalmente, em 15 de outubro de 1880, as torres foram concluídas conforme o projeto original de Mestre Gerhard, tornando-se as torres mais altas do mundo por alguns anos. As proporções da “rainha das catedrais”, como é conhecida, são monumentais. As torres medem 157 metros de altura; a nave principal do edifício tem 43 metros de altura, 145 metros de comprimento e 86 metros de largura.

Vaticano ordena visita apostolica a Arquidiocese alema de Colonia 1

Segunda Guerra Mundial e constante manutenção

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Colônia foi bombardeada cerca de 70 vezes. A catedral foi atingida por 14 bombas, mas, em geral, manteve-se em bom estado. Foram necessários cerca de 30 mil tijolos para restaurar as partes destruídas da catedral. Muitos vitrais foram substituídos por vidros e posteriormente por vitrais modernos

Embora a construção tenha sido concluída, a catedral exige manutenção constante. Os andaimes utilizados pelos profissionais para cuidar da catedral fazem parte do panorama da cidade, dando a impressão de um canteiro de obras sem fim. São poucos os habitantes que se lembram de terem visto a catedral sem andaimes. De fato, os habitantes da cidade dizem jocosamente que quando a catedral estiver finalmente concluída, será o fim do mundo. (FM)

The post Catedral de Colônia comemora 775 anos do início de sua construção appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Médico argentino condenado por não realizar um aborto retorna à prática

Dr. Leandro Rodríguez agora pode exercer sua profissão de médico. Isso não se deve...

Israel: Basílica de Todas as Nações celebra seu centenário

O apelido de ‘Igreja de Todas as Nações’ surgiu pois ela foi construída com...

Fruta verde não agrada o paladar

O homem maduro é aquele capaz de, com sua inteligência, vontade e sensibilidade, produzir...

Dever de pastor e dever de ovelha

Ninguém escapa à regra. Sendo pastor ou ovelha, qual a nossa obrigação? Redação (21/04/2024 11:57,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...