24.7 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Catedral de Santiago de Compostela celebra Jubileu e Ano Santo

O ‘Jubileu Compostelano’ é celebrado sempre que o dia 25 de julho, Festa de São Tiago Apóstolo, cai em um domingo.

Espanha – Santiago de Compostela (26/07/2021 11:57, Gaudium Press) No último domingo, 25, Festa de São Tiago Apóstolo, o Arcebispo de Santiago de Compostela, na Espanha, Dom Julián Barrio Barrio, presidiu uma Santa Missa Solene na catedral da cidade por ocasião do Ano Santo Compostelano.

O Arcebispo emérito de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, e o secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Monsenhor José Rodríguez Carballo, estavam entre os concelebrantes da Missa.

O prelado destacou que a celebração deste ano, que contou com a presença da Família Real da Espanha, tem um valor especial, uma vez que foi realizada dentro do ‘Jubileu Compostelano’, que ocorre sempre que o dia 25 de julho cai num domingo.

São Tiago faz ressoar a esperança

Em sua homilia, Dom Barrio ressaltou que “São Tiago nos lembra a necessidade de nos identificarmos com a história e a pessoa de Cristo, na busca paciente da verdade para promover a cultura do cuidado comum”.

O Arcebispo espanhol afirmou ainda que “São Tiago faz ressoar a esperança, para que todos possam abraçar a novidade libertadora do cristianismo para dar respostas críveis às perguntas existenciais de cada pessoa”.

A esperança cristã é inseparável do amor solidário

Ressaltando a necessidade de Cristo em uma civilização ocidental com alma empobrecida, Dom Barrio assegurou que “a esperança cristã é inseparável do amor solidário, porque o exercício da caridade é a maneira de tornar crível o amor de Deus que não abandona ninguém”.

“A missão da Igreja é levar as pessoas a Deus, mas também exortar todas as pessoas de boa vontade a tomarem consciência da raiz da qual provêm os males, para que possam remediar as injustiças e as condições deploráveis em que muitas pessoas vivem”, concluiu.

Ano Santo Compostelano

Seguindo o tema “Sai de sua terra! O Apóstolo espera por você”, o Ano Santo foi iniciado no dia 31 de dezembro de 2020, com a abertura da Porta Santa da Catedral Compostelana, que abriga os restos mortais de São Tiago.

Inicialmente, o Jubileu estava previsto para ser concluído no ano de 2021, entretanto, por conta da pandemia de Covid-19, que impediu a realização normal das peregrinações, o Papa Francisco autorizou sua continuação até o ano de 2022. (EPC)

The post Catedral de Santiago de Compostela celebra Jubileu e Ano Santo appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias