InícioNotícias da IgrejaCenso realizado no México revela que número de católicos diminuiu

Censo realizado no México revela que número de católicos diminuiu

Published on

O recente estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática (INEGI) do México revela que a porcentagem de católicos diminui no país

Catedral do Mexico promove Maratona de Confissoes 3

Redação (26/11/2023 08:00, Gaudium Press) O resultado do censo realizado no México em 2020 foi recentemente publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática (INEGI) do país. Um dos temas abordados pelo censo foi a religião cujos dados estão presentes no relatório de 2023.

O documento analisa o panorama das crenças religiosas em cada entidade federativa do país e apresenta indicadores sociodemográficos bem detalhados na publicação, como a composição populacional, a localização espacial, a situação conjugal, o número de filhos, o uso de língua indígena, entre outros indicadores.

Em números absolutos, a quantidade de católicos mexicanos não deixou de crescer. Em 2020, os católicos são quase 100 milhões, quase o dobro de 1970. Contudo, em termos de proporção, o número de católicos apresenta uma diminuição preocupante. Com efeito, a população mexicana praticamente triplicou entre 1970 e 2020 e, segundo os últimos dados do INEGI, o número percentual de católicos não ultrapassa os 80% da população atual.

O estudo apresentou uma mudança significativa na adesão religiosa entre os mexicanos. Enquanto o censo de 1895 registrava menos de 1% da população com religiões diferentes da católica, o censo de 2020 revela que 21,9% da população pratica uma religião distinta da católica, sendo 14,3 milhões de pessoas; além disso, 13,3 milhões se declaram sem religião.

Para muitos, o México vive não somente uma crise da fé católica, mas uma crise de fé de modo geral. Efetivamente, diferente de outros países, como por exemplo o Brasil, onde o número de católicos diminui e o número de evangélicos cresceu de maneira exponencial, o México não vive o mesmo fenômeno. Os dados do censo de 2020 revelam, por exemplo, que o número de evangélicos aumentou em 4% entre 2010 e 2020, um aumento muito pequeno se comparado a outros países latino-americanos.

Contudo, o número de mexicanos que se declaram sem religião vem aumentado. Na última década, o número daqueles que dizem não possuir nenhuma religião dobrou: em 2010, eles eram cerca de 5 milhões, em 2020, ultrapassam os 10 milhões. Em um tal contexto, é normal que o México suscite a preocupação da Igreja, a recente mensagem do Papa Francisco difundida na rede de TV do metrô mexicano é um exemplo. (FM)

The post Censo realizado no México revela que número de católicos diminuiu appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...