InícioNotícias da IgrejaCNBB apresenta incoerências técnicas na condução da ADPF nº 442

CNBB apresenta incoerências técnicas na condução da ADPF nº 442

Published on

A CNBB está empenhada na luta por um “resultado favorável, a fim de que o Estado Democrático de Direito seja preservado”.

CNBB apresenta incoerencias tecnicas na conducao da ADPF no 442

Foto: Divulgação/CNBB

Redação (22/09/2023 13:39, Gaudium Press) O advogado Hugo Cysneiros Oliveira, assessor jurídico civil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou um novo vídeo no qual apresenta atualizações sobre a atuação da entidade no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 442. A ação, que tramita no Supremo Supremo Tribunal Federal (STF), tem por objetivo a legalização do aborto no Brasil até a 12ª semana de gestação.

Prazo impossível de ser cumprido

No vídeo, Oliveira destaca a omissão da Suprema Corte sobre a admissão ou não dos ‘amicus curiae’, entidades que, independentemente do seu posicionamento, apoiam o processo com indicações sobre o tema. Segundo o advogado, a data limite para manifestação só foi divulgada após ter sido encerrada.

Manifestando sua indignação e estranheza técnica, Hugo ressaltou que o prazo dado era impossível de ser cumprido e que aguarda um pronunciamento do Supremo Tribunal Federal, após diversas instituições terem se manifestado acusando esse problema procedimental entre outras incoerências na condução do processo pela Suprema Corte.

Julgamento virtual

Outro ponto levantado pelo advogado em seu vídeo, foi o estranho fato do julgamento deste tema, tão importante e delicado, ser realizado de forma virtual. “Talvez seja a mais importante ação judicial julgada nos últimos anos pelo STF, que diz respeito ao direito à vida”, destacou.

“Por que conduzir um processo como esse em ambiente virtual, sem sessão plenária presencial, onde claramente a sociedade brasileira terá acesso e conhecimento aos argumentos das partes dos ‘amicus curiae’ e também dos senhores e senhoras, ministros e ministros do Supremo Tribunal Federal?”, questionou. (EPC)

The post CNBB apresenta incoerências técnicas na condução da ADPF nº 442 appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal...

Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia

O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o...

O caso das Clarissas de Belorado termina com excomunhão

As religiosas excomungadas sempre atribuíram a confusão dentro da Igreja como justificativa para sua...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...