InícioNotícias da IgrejaCNBB convoca a participar de Jornada de Oração pelo Brasil

CNBB convoca a participar de Jornada de Oração pelo Brasil

Published on

Os bispos brasileiros convocaram todas as comunidades, paróquias, dioceses e regionais do país a se unir na próxima quinta-feira, dia de Corpus Christi, em uma Jornada de Oração pelo Brasil.

A inciativa foi anunciada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após o Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) refletir sobre a atual situação do Brasil durante a sua última reunião nos dias 30 e 31 de maio.

De acordo com o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, esta Jornada será uma oportunidade para que os cristãos prestem esse serviço ao país, em um momento de tantas incertezas, corrupção e injustiças, numa data tão simbólica em que a Igreja celebra a presença singela, próxima, alimentadora e esperançada de Jesus na Eucaristia.

Para esta ocasião, a entidade divulgou uma oração intitulada “A verdadeira paz começa no seu coração”. Em um dos trechos, expressa-se que “estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança”.

“Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana”.

Na oração, recorda-se ainda que “Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança para caminhar” e pede-se que “a comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas”.

Em maio, ao final da sua 55ª Assembleia Geral, os bispos brasileiros emitiram uma nota na qual assinalaram que, diante das denuncias de corrupção, “urge tomar o caminho da ética como condição indispensável para que o Brasil reconstrua seu tecido social”.

“Não compete à Igreja apresentar soluções técnicas para os graves problemas vividos pelo País, mas oferecer ao povo brasileiro a luz do Evangelho para a edificação de ‘uma sociedade à medida do homem, da sua dignidade, da sua vocação’”, afirmaram, citando a encíclica Caritas in Veritate, de Bento XVI.

A seguir, confira a íntegra da oração proposta pela CNBB para a Jornada de Oração pelo Brasil:

A verdadeira paz começa no seu coração

Diante do grave momento vivido por nosso país, dirijamos nossa oração a Deus, para que dê a paz ao Brasil e ao mundo inteiro. “Reconhecemos a necessidade de rezar constantemente pela paz, porque a oração protege o mundo e o ilumina. A paz é o nome de Deus”. (Papa Francisco)

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vivemos um momento triste, marcado por injustiças e violência. Necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de perdoar, para nos ajudar a construir a justiça e a paz, em nosso país.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Estamos indignados, diante de tanta corrupção e violência que espalham morte e insegurança. Pedimos perdão e conversão. Cremos no vosso amor misericordioso que nos ajuda a vencer as causas dos graves problemas do País: injustiça e desigualdade, ambição de poder e ganância, exploração e desprezo pela vida humana.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejam atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Que a política esteja, de fato, a serviço da pessoa e da sociedade e não dos interesses pessoais, partidários e de grupos!

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso Filho, Jesus, nos ensinou: “Pedi e recebereis”. Por isso, nós vos pedimos confiantes: fazei que nós, brasileiros e brasileiras, sejamos artesãos da paz, iluminados pela Palavra e alimentados pela Eucaristia.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, no Santíssimo Sacramento, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Seguindo o exemplo de Maria, queremos permanecer unidos a Jesus Cristo, que convosco vive, na unidade do Espírito Santo. Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)

 

Fonte: ACIdigital

Últimas Notícias

São Pedro Canísio – presbítero e doutor da Igreja

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio. No caso,...

Santuário de Aparecida divulga programação de Natal com 15 Missas

Ao longo de dois dias serão celebradas quinze Santas Missas na Casa da Padroeira...

Nova agência Postal do Vaticano é inaugurada na Praça São Pedro

O local foi preparado para acolher fiéis, peregrinos, cidadãos e visitantes, oferecendo um espaço...

Origem da árvore de Natal

De enormes carvalhos, símbolos pagãos, o pequeno e gracioso pinheirinho passou a ser o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...