17.3 C
São Paulo
sexta-feira, outubro 22, 2021

CNBB divulga orientações para a Semana Santa 2021

O documento ressalta que a pandemia de Covid-19 interfere “de maneira extraordinária no modo de bem celebrarmos esses sagrados dias”.

Redação (17/03/2021 16:56, Gaudium Press) A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou orientações e sugestões para a celebração da Semana Santa deste ano de 2021.

Nesta Semana Santa, em casa, tomemos nas mãos o crucifixo, abramos o Evangelho: Crucifixo e Evangelho, isso será para nós uma grande liturgia doméstica, pois não podemos ir à igreja nesses dias, diz o Papa.

Semana Santa celebrada no contexto da pandemia da Covid-19

No documento, assinado pelo Bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, Dom Edmar Peron, se ressalta que a pandemia de Covid-19 interfere “de maneira extraordinária no modo de bem celebrarmos esses sagrados dias”.

“Novamente esta Semana Maior, a Semana Santa, será celebrada no contexto da pandemia da Covid-19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas”, diz um trecho do texto.

Uma sugestão é a de pendurar ramos verdes nas portas, janelas e sacadas, dando assim testemunho público de Fé e respeitando as normas de prevenção de contágio do Covid-19.

Domingo de Ramos e a Missa do Crisma

As principais orientações para o Domingo de Ramos são: evitar procissões; utilizar a segunda fórmula prevista pelo Missal Romano, dentro das igrejas; e que os fiéis levem para a missa os seus próprios ramos.

Já para a Missa do Crisma, se recomenda que o Bispo diocesano celebre com uma representação de pastores, ministros e fiéis, na quinta-feira santa pela manhã ou em outro dia, preferencialmente ainda dentro do Tempo Pascal.

A Sexta-Feira Santa é um dia de grande silêncio, oração, penitência, jejum e abstinência de carne. Conheça aqui o significado da rica liturgia deste dia.

Missa da Ceia do Senhor e Sexta-feira Santa

A Comissão para a Liturgia orienta que, na Missa da Ceia do Senhor, seja omitido o Rito do Lava-pés, assim como a transladação do Santíssimo Sacramento, que deve ser conservado no tabernáculo.

Também se recomenda que seja feita a mesma oração do ano passado na intenção particular que pode ser inserida na Oração Universal durante a Celebração da Sexta-feira Santa. Durante a Adoração da Santa Cruz, é indicado que “seja utilizada a genuflexão simples ou outro gesto apropriado, evitando a utilização do beijo ou qualquer outro contato físico”.

Na noite do Sábado Santo, também conhecida como Vigília Pascal, honra-se a sepultura de Jesus Cristo, sua descida ao Limbo e celebra-se sua gloriosa Ressurreição.

Orientações para a Vigília Pascal

Por fim, se indica que na celebração da Luz, durante a Vigília Pascal, “pode-se, no local da celebração, acender o Círio Pascal e, imediatamente, as velas das pessoas que puderem participar presencialmente”. Já na Liturgia da Palavra, é sugerida “a proclamação do número reduzido dos textos bíblicos para se evitar o prolongamento da celebração”.

O documento é concluído recordando que “as normas e diretrizes contidas nos livros litúrgicos não são inteiramente aplicáveis em tempos excepcionais de crise como estes. Portanto, o Bispo, como moderador da vida litúrgica na sua Igreja, é chamado a tomar decisões prudentes para que as celebrações litúrgicas se desenvolvam frutuosamente para o Povo de Deus e para o bem das almas que lhe são confiadas, no respeito da salvaguarda da saúde e das prescrições das autoridades responsáveis pelo bem comum”. (EPC)

The post CNBB divulga orientações para a Semana Santa 2021 appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias