InícioNotícias da IgrejaColômbia: ataque armado contra religiosos

Colômbia: ataque armado contra religiosos

Published on

O diácono Fredy Muñoz e o leigo Eider Bototo ficaram feridos quando um grupo de encapuzados disparou mais de 30 vezes contra o veículo em que viajavam.

Foto: Jay Rembert/ Unsplash

Foto: Jay Rembert/ Unsplash

Redação (04/07/2023 15:46, Gaudium Press) A crescente violência na Colômbia afetou agora dois agentes pastorais que voltavam de uma vigília por ocasião das festividades de San Isidro: um diácono e um leigo.

O incidente ocorreu na madrugada deste último domingo, 2 de julho, quando o diácono da paróquia de San Lorenzo, Freddy Muñoz – que será ordenado sacerdote no próximo mês – e o leigo Eider Bototo, retornando de um serviço religioso nas festividades de San Isidro, tiveram seu veículo interceptado e alvejado com 36 tiros por vários homens encapuzados, deixando-os gravemente feridos. Eles foram levados às pressas para um centro de saúde.

De acordo com um comunicado da Conferência Episcopal Colombiana, “as feridas sofridas por estes dois membros da Igreja” são, na realidade, o “reflexo das feridas de toda a sociedade civil de Cauca”, vítima permanente “desta violência armada, longe de qualquer princípio de racionalidade e respeito pelo Direito Internacional Humanitário”.

“Todo ato violento em nossos territórios exige um compromisso maior de nossa parte. Não podemos continuar adiando o objetivo de uma Colômbia reconciliada e pacífica”, acrescentou arcebispo de Popayán e vice-presidente da Conferência Episcopal da Colômbia.

A delegação das Nações Unidas na Colômbia também se posicionou sobre o ataque armado contra os religiosos: “Repudiamos estes atos de violência e solidarizamo-nos com a Igreja Católica, promotora fundamental da construção da paz e da reconciliação nos territórios. Da mesma forma, nos unimos ao apelo das comunidades para deter a onda de violência que afeta pessoas em processo de reintegração, lideranças étnicas, incluindo autoridades indígenas, e representantes da sociedade civil no município de Caldono e em todo o departamento de Cauca”.

The post Colômbia: ataque armado contra religiosos appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Médico argentino condenado por não realizar um aborto retorna à prática

Dr. Leandro Rodríguez agora pode exercer sua profissão de médico. Isso não se deve...

Israel: Basílica de Todas as Nações celebra seu centenário

O apelido de ‘Igreja de Todas as Nações’ surgiu pois ela foi construída com...

Fruta verde não agrada o paladar

O homem maduro é aquele capaz de, com sua inteligência, vontade e sensibilidade, produzir...

Dever de pastor e dever de ovelha

Ninguém escapa à regra. Sendo pastor ou ovelha, qual a nossa obrigação? Redação (21/04/2024 11:57,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...