InícioNotícias da IgrejaCom a Ascenção, “Jesus não nos abandona, permanece em oração”, diz Papa

Com a Ascenção, “Jesus não nos abandona, permanece em oração”, diz Papa

Published on

A ascensão completa a missão de Jesus entre nós. Na verdade, se foi por nós que Jesus desceu do céu, é sempre por nós que ele sobe para lá.

Cidade do Vaticano (17/05/2021, 11:50, Gaudium Press) Dirigindo-se aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro em sua alocução proferida antes da recitação do Regina Coeli deste VII Domingo da Páscoa –Ascensão do Senhor e comemoração do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais–, o Papa Francisco ateve-se ao Evangelho do dia recordando que o texto de Marcos (16,15-20) nos apresenta o último encontro de Jesus com os discípulos, antes de subir aos Céus.

A missão de Jesus foi completada na Ascenção

O Papa Francisco recordou aos fiéis que as cenas de despedida geralmente são tristes e deixam nos que ficam um sentimento de perplexidade, de abandono, tristeza.

Não foi isso o que aconteceu com os discípulos:
“Apesar da separação do Senhor, não se mostram desconsolados, pelo contrário, estão alegres e prontos para partir como missionários pelo mundo”, afirmou Francisco, para logo perguntar:
“Por que os discípulos não estão tristes? Por que também nós devemos nos alegrar ao ver Jesus que sobe ao céu? ”

A resposta o Papa veio logo em seguida:
“A ascensão completa a missão de Jesus entre nós.
Na verdade, se foi por nós que Jesus desceu do céu, é sempre por nós que ele sobe para lá.

Depois de ter descido à nossa humanidade e tê-la redimido, ele agora sobe ao céu levando nossa carne com ele. À direita do Pai senta-se agora um corpo humano, o corpo de Jesus, e neste mistério cada um de nós contempla o próprio destino futuro. ”

Com a Ascenção, Jesus permanece conosco na oração diante do Pai

O Pontífice continua com suas palavras e fala da presença de Jesus diante do Pai com sua oração e com as chagas com as quais no redimiu:

“Não se trata de forma alguma de um abandono, Jesus permanece para sempre com os discípulos –conosco– permanece na oração, porque ele, como homem, reza ao Pai, e como Deus: homem e Deus”.
“A oração de Jesus está ali, com nossa carne: é um de nós, Deus homem, e reza por nós. E isto deve nos dar uma segurança, aliás, uma alegria, uma grande alegria! E o segundo motivo de alegria é a promessa de Jesus. Ele nos disse: “Eu vos enviarei o Espírito Santo”. E ali, com o Espírito Santo, é feito aquele mandamento que Ele dá precisamente na despedida: ‘Ide pelo mundo, proclamai o Evangelho’. ”

Na Terra, a missão dos discípulos será guiada pelo Espírito Santo

O Papa disse que a partir da Ascenção quem nos conduzira pelo mundo para levar o Evangelho a todos os homes será o Espírito Santo. O Espírito Santo que Ele prometeu para vir nove dias depois, na festa de Pentecostes.

E, para Francisco, foi a presença do Espírito Santo que tornou possível que todos nós estivéssemos hoje com uma grande alegria!
Jesus subiu aos Céus: foi o primeiro homem diante do Pai.

O Redentor partiu com suas chagas. Chagas que foram o preço de nossa salvação, e no Céu reza por nós.

Além de rezar por nós diante do Pai, Ele nos envia o Espírito Santo prometido para, assim, saíssemos a evangelizar e daí vem a alegria do Dia da Ascensão.

Ao concluir, o Papa deixou um conselho: pedir a Maria, Rainha do Céu, que nos ajude a ser no mundo testemunhas corajosas do Ressuscitado em todas as situações concretas da vida. (JSG)

(Com informações VaticaNews e foto VaticanMedia)

The post Com a Ascenção, “Jesus não nos abandona, permanece em oração”, diz Papa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Patrício e o Skellig Michael

No século V, o grande São Patrício, cuja memória a Igreja celebra no dia...

Oração, jejum e misericórdia

No tempo da Quaresma, a Igreja nos propõe de modo especial a prática de...

Sínodo não tratará do celibato, mas do acesso das mulheres ao diaconato

Em uma carta enviada ao Cardeal Grech, secretário geral do Sínodo, Papa Francisco destaca...

Bispo Auxiliar de Bogotá, novo Secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores

“ confio nos membros desta Comissão para a tutela eficaz dos menores e dos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...