InícioNotícias da IgrejaConsistório definirá a data de canonização do Beato Carlos Acutis

Consistório definirá a data de canonização do Beato Carlos Acutis

Published on

O encontro dos Cardeais com o Papa Francisco está programado para ocorrer no próximo dia 1º de julho.

Consistorio definira a data de canonizacao do Beato Carlos Acutis

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (19/06/2024 12:31, Gaudium Press) No dia 1º de julho, às 9h (horário de Roma), o Papa Francisco presidirá, no Palácio Apostólico Vaticano, a celebração da Hora Terceira e do Consistório Ordinário Público para a Canonização de alguns Beatos.

Outros quatorze Beatos serão canonizados

De acordo com o anúncio divulgado pelo Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice este consistório público definirá a data de canonização quinze Beatos, que tiveram seus decretos aprovados pelo Santo Padre no dia 23 de maio. Dentre eles está Carlos Acutis, conhecido jovem leigo, considerado o ‘Santo padroeiro da internet’.

Os outros Beatos que serão canonizados são: Manuel Ruiz Lopez e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores; os leigos mártires Francisco, Mooti e Rafael Massabki; Giuseppe Allamano, sacerdote, fundador do Instituto dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata; Marie-Leonie Paradis, fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família; e Helena Guerra, fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, conhecidas como as ‘Irmãs de Santa Zita’.

O que é um Consistório?

O termo Consistório vem do latim ‘Consistorium’, que é a junção das palavras ‘con’ (junto) e ‘sistere’ (parar ou ficar firme). Na Roma Antiga, essa palavra era utilizada para designar o conselho privado do imperador formado por colaboradores mais próximos. Atualmente, Consistório se refere à reunião dos Cardeais com o Papa para decidir algo importante.

De acordo com o Direito Canônico, existem dois tipos de Consistórios: os ordinários e os extraordinários. Nos ordinários, todos os Cardeais são convocados, pelo menos os que se encontrarem em Roma, a fim de serem consultados sobre certos assuntos importantes, em regras ocasionais, ou para a realização de alguns atos soleníssimos. Já o Consistório extraordinário, que se celebra quando as necessidades peculiares da Igreja ou assuntos mais importantes o aconselharem, são convocados todos os Cardeais. (EPC)

The post Consistório definirá a data de canonização do Beato Carlos Acutis appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...