InícioNotícias da IgrejaCurso universitário destaca de forma prática importância da vida monástica

Curso universitário destaca de forma prática importância da vida monástica

Published on

Em um mundo cercado pela tecnologia, um curso universitário na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, chama a atenção dos alunos por sua peculiaridade

Monges trapistas

Redação (27/12/2023, 11:30, Gaudium Press) O curso, elaborado pelo professor Justin McDaniel sobre o monacato e a vida ascética, recebe todos os anos cerca de 300 candidaturas, mas apenas 20 são selecionados.

A ideia do curso, do professor de estudos religiosos McDaniel, nasceu da sua observação sobre a crescente confusão e curiosidade entre os estudantes quando eram abordados temas relacionados com a vida monástica.

A decisão de experimentar na prática a vida ascética dos monges foi uma das razões para a criação do curso: “Vivendo intencionalmente: monges, santos e a vida contemplativa”. A experiência inicial com os primeiros estudantes abriu caminho para a popularidade do curso, que todos os anos atrai vários candidatos.

Muitos dos participantes guardam recordações da experiência anos após tê-la vivido. Outros descreveram como as aulas aumentaram os níveis de concentração e produtividade inclusive em outras disciplinas da faculdade, além de melhorar a sensação de paz e de bem-estar. Esse fenômeno deu origem à adoção do termo “modo monástico”, que implica dedicar-se a uma única tarefa sem a interferência da tecnologia ou outras distrações.

Apesar dos benefícios, a seleção dos candidatos é difícil, pois o curso exige restrições pouco habituais. Os estudantes assumem o compromisso de adotar uma série de práticas ascéticas. Entre as exigências estão começar o dia às 5:30 da manhã, a proibição de se tocarem ou de se olharem nos olhos. Além disso, eles se comprometem a guardar o silêncio e o único modo de comunicação deve ser por escrito. A alimentação também é regulada: as refeições devem ser realizadas unicamente durante o dia. Além disso, os alunos entregam seus celulares e computadores durante 30 dias e aceitam abrir mão do uso de internet, rádio e televisão.

A popularidade do curso proporcionou ao professor McDaniel valiosas perspectivas sobre a psicologia e os anseios da juventude. Comumente vistos como obcecados pelas redes sociais e desorganizados, os jovens têm, na verdade, uma capacidade de auto-negação e um forte anseio pela paz e pela ordem, destaca o professor McDaniel. (FM)

The post Curso universitário destaca de forma prática importância da vida monástica appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...