InícioNotícias da IgrejaDaniel Ortega fecha a Ordem dos Franciscanos na Nicarágua

Daniel Ortega fecha a Ordem dos Franciscanos na Nicarágua

Published on

O governo da Nicarágua decretou o encerramento da Ordem dos Frades Menores Franciscanos no país e estabeleceu o confisco de todos os bens e imóveis da congregação

Frades Franciscanos

Redação (26/10/2023, 12:00, Gaudium Press) Após os jesuítas, e as Missionárias da Caridade de Santa Teresa de Calcutá e tantas outras instituições católicas, agora foi a vez da Ordem dos Franciscanos ser vítima da ditadura de Daniel Ortega.

Com efeito, o governo nicaraguense decidiu fechar a personalidade jurídica da Ordem dos Franciscanos e de mais 16 ONGs ligadas à Igreja Católica ou a outras denominações cristãs.

O argumento do governo para tal decisão é de que as instituições não eram transparentes quanto à origem de seus finaciamentos. A decisão do governo foi publicada no diário oficial La Gaceta e estabelece que todos os bens dos Frades Menores Franciscanos, incluindo os imóveis da Ordem, sejam confiscados pelo Estado nicaraguense.

Presentes na Nicarágua há mais de 58 anos, os Franciscanos veem agora suas atividades encerradas no país por decisão de Ortega. Este é apenas mais um golpe do governo nicaraguense que persegue a Igreja Católica. No mês de agosto, os jesuítas foram fechados e seus bens igualmente confiscados por suposto incentivo ao terrorismo.

Na semana passada, 12 sacerdotes foram expulsos do país e acolhidos pela Santa Sé, contudo o Bispo Dom Rolando Álvarez, um forte crítico do governo, não estava entre eles. Ele foi condenado a 26 anos de prisão por “propagar notícias falsas e conspirar contra a nação” e permanece encarcerado em Manágua. 

As animosidades de Ortega e Murillo contra a Igreja Católica começaram após os protestos contra o governo e suas práticas ditatoriais em 2018. O presidente nicaraguense viu a Igreja Católica como um dos principais motores destas manifestações.

Além dos franciscanos, outras 16 organizações não governamentais foram encerradas. Desde os protestos de 2018, Daniel Ortega já fechou mais de três mil ONGs. (FM)

The post Daniel Ortega fecha a Ordem dos Franciscanos na Nicarágua appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

11° Domingo do Tempo Comum

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo....

São Ciro e santa Julita, mártires

Santa Julita vivia em Icônio com seu filho Ciro, nascido havia três anos, quando...

Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Neste sábado, 15 de julho, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas...

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

No dia 15 de junho, celebra-se a memória da Beata Albertina Berkenbrock,  assassinada aos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...