InícioNotícias da IgrejaDeclaração do Patriarcado Latino de Jerusalém sobre a guerra em Israel

Declaração do Patriarcado Latino de Jerusalém sobre a guerra em Israel

Published on

O Patriarcado Latino de Jerusalém pediu oração e o compromisso da comunidade internacional com a paz e o fim da violência.

Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Redação (08/10/2023 11:47, Gaudium Press) Em uma operação surpresa, o Hamas – Movimento de Resistência Islâmica – disparou milhares de foguetes da Faixa de Gaza contra Israel. Isso foi acompanhado por confrontos dentro dos assentamentos na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou: “Israel está em guerra” e que “o primeiro objetivo do país é expulsar as forças hostis que invadiram nosso território e restaurar a segurança e a tranquilidade das comunidades atacadas”.

Diante dessa situação dramática, o Patriarca latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, convocou todos os fiéis a oferecerem a missa de domingo, 8 de outubro, “na intenção de um cessar-fogo e o fim da guerra em curso na Terra Santa, pedindo a Deus que evite mais derramamento de sangue, perda de vidas e sepultamento de esperanças”.

“Esta manhã, sábado, dia 7 de outubro de 2023, o ciclo de violência que ceifou a vida de muitos palestinos e israelenses nos últimos meses foi renovado. A operação lançada a partir de Gaza e a reação do exército israelense estão a levar-nos de volta aos piores períodos da nossa história recente. As demasiadas vítimas e tragédias que as famílias palestinas e israelenses têm de enfrentar criarão ainda mais ódio e divisão e destruirão cada vez mais qualquer perspectiva de estabilidade”.

Em sua declaração ao clero, aos religiosos e religiosas, e aos fiéis da diocese, Pizzaballa enfatizou: “Rezemos todos juntos com um só coração e uma só alma com o Papa Francisco. Senhor, vinde em nosso auxílio. Concedei-nos a paz. Ensinai-nos a paz. Guiai nossos passos no caminho da paz. Abri nossos olhos e corações, e dai-nos a coragem de dizer: ‘Não à guerra’”.

O pedido de oração de Dom Pizzaballa foi acompanhado por um comunicado do Patriarcado Latino de Jerusalém, no qual fez um apelo “aos líderes políticos e às autoridades que se empenhem num diálogo sincero, procurando soluções duradouras que promovam a justiça, a paz e a reconciliação para a população desta nação, que tem suportado o peso do conflito durante demasiado tempo”.

Ressaltou também que “a Terra Santa, um lugar sagrado para milhões de pessoas em todo o mundo, está atualmente mergulhada na violência e no sofrimento devido ao prolongado conflito político e à lamentável ausência de justiça e de respeito pelos direitos humanos. Nós, os Patriarcas e Chefes das Igrejas de Jerusalém, temos apelado repetidamente à importância de respeitar o status quo histórico e legal dos santuários sagrados”.

O Patriarcado de Jerusalém concluiu sua declaração: “estendemos as nossas mãos a todos os que sofrem e rezamos para que o Todo-Poderoso conceda conforto aos aflitos, força aos cansados e sabedoria aos que ocupam posições de autoridade.  Apelamos à comunidade internacional para que redobre os seus esforços no sentido de mediar uma paz justa e duradoura na Terra Santa, baseada na igualdade de direitos para todos e na legitimidade internacional. […] imploramos a todos que trabalhem incansavelmente para pôr fim à violência e estabelecer uma paz justa e duradoura que permita que a Terra Santa seja um farol de esperança, fé e amor para todos”.

The post Declaração do Patriarcado Latino de Jerusalém sobre a guerra em Israel appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...