InícioNotícias da IgrejaDedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

Published on

“Esta festa nos proporciona a ocasião de ressaltar o significado e o valor da Igreja”, afirmou Bento XVI, em 2009, por ocasião desta celebração.

Redação (18/11/2021 08:04, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 18 de novembro, a dedicação das Basílicas Romanas de São Pedro e São Paulo. Estes templos edificados em Roma contêm os restos mortais dos dois apóstolos cristianismo: São Pedro e São Paulo.

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro, que está localizada no Vaticano, no coração de Roma, foi construída por ordem do Imperador Constantino, no ano de 323, sobre o túmulo do apóstolo que foi o primeiro Papa da Igreja.

A construção da atual Basílica de São Pedro foi iniciada pelo Papa Nicolau V, em 1454. Ela foi concluída no pontificado do Papa Urbano VIII, cerca de 170 anos depois.

No 18 de novembro de 1626, o Papa Urbano V consagrou a nova Basílica de São Pedro, a mesma data em que a antiga Basílica havia sido consagrada.

A Basílica Nova

A Basílica de São Pedro é majestosa. Tudo nela é grande, mas ninguém se sente diminuído ou inferiorizado em seu interior. Todos são bem acolhidos. São 212 metros de comprimento, 140 de largura. Sua cúpula fica a 133 metros de altura. Em extensão, nenhum templo católico é maior que São Pedro.

São Paulo fora dos Muros

A Basílica de São Paulo também nasceu da vontade do primeiro imperador cristão, Constantino. A Basílica de São Paulo Extramuros é assim chamada porque se localiza fora dos muros que cercavam a antiga Roma.

Depois da Basílica de São Pedro, é o maior templo de Roma e também surgiu por vontade de Constantino. No ano de 1823, um incêndio quase a destruiu totalmente. O que dela restou foi juntado às suas cinzas e com uma grande dose de boa vontade, ela renasceu. Foi o Papa Leão XIII quem iniciou sua reconstrução. Ela foi consagrada novamente no dia 10 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX.

Na Basílica dedicada ao Santo que foi considerado “O Apóstolo”, existe uma exposição de mosaicos que retratam todos os Papas desde São Pedro até o atual, o Papa Francisco. Bento XVI, em 2009, na ocasião desta celebração, afirmou que “esta festa nos proporciona a ocasião de ressaltar o significado e o valor da Igreja”. (EPC)

The post Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Eucaristia: centro da vida cristã

A Eucaristia é o maior e o mais sublime de todos os Sacramentos. Embora...

Quarta-feira da 8ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor tornou-se meu protetor e me conduziu para um...

Arquidiocese do México é consagrada ao Sagrado Coração de Jesus

A celebração, que ocorreu na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, teve por...

O mundo precisa da África

Por ocasião do 61º Dia da África, o Cardeal Parolin afirmou que África é...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...