InícioNotícias da IgrejaDeslocamento mundial atinge recorde histórico

Deslocamento mundial atinge recorde histórico

Published on

De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), mais de 120 milhões de pessoas estão atualmente em situação de deslocamento forçado. Esse total é aproximadamente equivalente à população do Japão.

Foto: UK Department for International Development — Working with UNHCR to help refugees in South Sudan

Foto: UK Department for International Development — Working with UNHCR to help refugees in South Sudan

Redação (13/06/2024 10:30, Gaudium Press) O último Relatório de Tendências Globais Deslocamento Forçado, da Agência da ONU, divulgado nesta quinta-feira, revelou um aumento significativo no número de pessoas que foram forçadas a se deslocar, com a estatística se tornando o dobro do que era há uma década.

Um aspecto crucial desse contexto está na proliferação de conflitos violentos em diversas regiões do mundo. O Sudão é um exemplo, onde, até o final de 2023, um total de 10,8 milhões de pessoas fugiram devido à violência no país. Milhões de outros foram deslocados devido aos conflitos na República Democrática do Congo e em Mianmar. Em Gaza, até o final do ano passado, 1,7 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar. A crise na Síria, por sua vez, resultou no deslocamento de 13,8 milhões de pessoas, configurando a maior crise em termos de deslocamento.

“Por trás dessas cifras brutais e crescentes, estão inúmeras tragédias humanas. Esse sofrimento deve impulsionar a comunidade internacional a agir urgentemente para abordar as causas do deslocamento forçado”, ressaltou Filippo Grandi, Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados.

O relatório aponta um aumento no número de refugiados e pessoas em busca de proteção, totalizando 43,4 milhões. Em sua maioria, os refugiados encontram-se abrigados em países vizinhos, com 75% vivendo em nações de baixa e média renda.

Contudo, o crescimento mais significativo nos índices de deslocamento global foi observado entre indivíduos que fogem de conflitos e permanecem dentro de seus próprios países, totalizando 68,3 milhões, de acordo com informações do Observatório de Deslocamento Interno. Isso indica um aumento de quase 50% em um período de cinco anos.

Dado positivo

O relatório indicou que, em 2023, mais de 5 milhões de indivíduos deslocados internamente e 1 milhão de refugiados retornaram para casa, o que demonstra um progresso em direção a soluções de longo prazo. Além disso, houve um aumento nas chegadas por reassentamento, alcançando 154.300 em 2023.

“Os refugiados e as comunidades que os acolhem precisam de solidariedade. Todos eles podem contribuir para a sociedade, e de fato contribuem, quando há inclusão”, frisou Grandi. Ele destacou também a existência de soluções, como a abordagem de integração de refugiados adotada por países como o Quénia, ressaltando a necessidade de um verdadeiro e firme comprometimento neste sentido.

Anualmente, o ACNUR divulga dois relatórios estatísticos sobre o deslocamento global: o Relatório de Tendências Globais e o Relatório de Tendências Semestral. O Relatório de Tendências Globais, divulgado todos os anos em junho, analisa as mudanças e tendências nas populações deslocadas durante o ano civil anterior (de 1 de janeiro a 31 de dezembro). Este relatório contém dados relevantes sobre o número global de refugiados, solicitantes de asilo, pessoas deslocadas internamente e apátridas, bem como os principais países de acolhimento e origem.

The post Deslocamento mundial atinge recorde histórico appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Divulgado o logotipo oficial para o Congresso Missionário Asiático 2025

Espera-se que o evento reúna Bispos, padres, religiosos e líderes leigos de toda a...

Cardeal brasileiro presidirá Festa de Nossa Senhora no Santuário de Fátima

Celebração aniversária evoca as aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, que ocorreram entre maio...

Evangélicos dos EUA preocupados com o aumento das conversões à Igreja Católica

Os cristãos evangélicos nos EUA estão alarmados: cada vez mais protestantes proeminentes estão se...

Campanha da Associação Católica de Propagandistas: “Hoje tu me felicitas, amanhã me abortarias?”

A ACdP lançou, na Espanha, uma campanha publicitária para o Dia Mundial da Síndrome...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...