24.5 C
São Paulo
terça-feira, abril 19, 2022

Diocese de Petrópolis inicia Ano Eucarístico

O anúncio foi feito pelo Bispo local, Dom Gregório Paixão, na catedral de São Pedro de Alcântara.

Petrópolis – Rio de Janeiro (19/04/2022 12:08, Gaudium Press) Na última quinta-feira, 14, quando a Igreja celebrava o início do Tríduo Pascal, a Diocese de Petrópolis (RJ), proclamou o início de um Ano Eucarístico Diocesano, que seguirá até a festa de Corpus Christi de 2023. O anúncio foi feito pelo Bispo local, Dom Gregório Paixão, na catedral de São Pedro de Alcântara.

De acordo com o prelado, a iniciativa tem por objetivo “chamar outra vez para o seio da Igreja aqueles que estão com medo, para despertar aqueles que estão adormecidos nas suas casas simplesmente por comodismo, para tirar diante dos televisores aqueles que resolveram comungar virtualmente quando a Igreja nos pede, pelo próprio Jesus Cristo, que a sua presença precisa ser real”.

 

Função evangelizadora dos membros do clero

Dom Gregório ressaltou que pediu aos sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, agentes pastorais e todos os fiéis para que, este ano, exerçam sua função evangelizadora de forma mais intensa, fazendo com que Jesus seja ainda mais conhecido, amado e adorado por todos”.

“Coloquem-se diante de Cristo para que através da força desse Senhor, a beleza da palavra de Deus chegue a todos. E tenham a coragem de viver alegria desse tempo novo porque uma benção nos é dada, só nos resta recebê-la”, destacou em sua homilia.

Objetivo da proclamação do Ano Eucarístico na Diocese de Petrópolis

De acordo com o decreto que institui o Ano Eucarístico na Diocese de Petrópolis, a iniciativa visa “incentivar e promover a retomada da participação presencial dos fiéis nos atos litúrgicos, especialmente na celebração da Santa Missa nos domingos e dias santos de guarda”.

Essa também foi a forma encontrada para “afervorar a vida eucarística dos fiéis” após um longo período de restrições impostas nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19.

Orientações para a correta celebração deste Ano Eucarístico

O documento também oferece algumas orientações para a correta celebração deste Ano Eucarístico, exortando ao clero diocesano para que incentive a participação ativa dos fiéis nas celebrações e iniciativas promovidas ao longo desse período.

As paróquias da Diocese de Petrópolis são ainda convidadas a promover “o culto eucarístico com maior frequência e devoção, dando importância à fiel observância das normas litúrgicas”.

Missas votivas, pregações, retiros, formações e conferências sobre a Eucaristia

Também foi recomendado que, sempre que as normas litúrgicas permitirem, ao longo do Ano Eucarístico Diocesano, cada paróquia celebre Missas votivas à Santíssima Eucaristia às quintas-feiras.

E que, com o objetivo de que a Santíssima Eucaristia seja cada vez mais conhecida, amada, adorada e vivenciada pelos fiéis, sejam realizadas pregações, retiros, formações e conferências sobre a mesma. (EPC)

The post Diocese de Petrópolis inicia Ano Eucarístico appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias