A diocese de Bordeaux propõe um programa de catecismo para adultos. O objetivo é aprofundar a fé e compreender bem os ensinamentos da Igreja
França – Bordeaux (01/11/2021, Gaudium Press) Desde setembro passado, a diocese da cidade francesa de Bordeaux criou um curso de catecismo diferenciado. Na iniciativa que tem o nome de “Crer e Compreender” o público alvo do curso de formação são os adultos.
O intuito do programa é fazer os católicos adultos crescerem no conhecimento da religião. A idade dos participantes permite também a abordagem de temas mais profundos e detalhados da doutrina católica.
Basicamente o curso tem três profundidades de estudo: a reflexão pessoal, as aulas de um professor e por último uma abordagem em conjunto dos temas estudados.
Na primeira fase, os participantes são convidados a refletir sobre o que é a fé, quais são as dúvidas particulares a cada um, etc. E com o auxílio de textos dos Santos, do Magistério compreenderem mais sobre o assunto.
Na segunda fase, através de aulas de catecismos mais aprofundadas os participantes poderão progredir no conhecimento do Catecismo da Igreja Católica. E tentar responder as questões atuais do mundo sob o prisma do Catecismo.
No terceiro momento do programa de formação, os alunos poderão manifestar quais ensinamentos são mais difíceis de compreender e porquê. E juntos procurar resolver a questão.
O Curso que já está ocorrendo está previsto para durar 15 meses. Conforme testemunham os participantes está sendo muito útil. “Nós percebemos tudo o que não conhecemos bem e é fundamental na nossa fé. Eu anotei um monte de questões”, afirmou uma das participantes.
Durante a homilia de inauguração do curso, o bispo auxiliar de Bordeaux, D. Jean -Marie Le Vert, explicou que o programa é um convite à explorar a fé e que a proposta se insere totalmente no dinamismo do sínodo diocesano. O Bispo concluiu com a exortação: “Que o Espírito Santo nos guie no chamado de Deus e aumente em nós a alegria de crer” (FM)
The post Diocese na França propõe catecismo para adultos appeared first on Gaudium Press.