InícioNotícias da IgrejaDitadura de Ortega expulsa Comitê Internacional da Cruz Vermelha da Nicarágua

Ditadura de Ortega expulsa Comitê Internacional da Cruz Vermelha da Nicarágua

Published on

“A pedido das autoridades nicaraguenses, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Nicarágua fechou seu escritório em Manágua, pondo assim fim à sua missão humanitária no país”.

313261887 496747655815834 7535631965855377537 n

Redação (19/12/2023 10:26, Gaudium Press) O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou, nesta segunda-feira, o encerramento de sua missão permanente em Manágua, Nicarágua. A decisão foi forçosamente tomada após um “pedido” da ditadura de Daniel Ortega, mas as razões não foram reveladas.

“A pedido das autoridades nicaraguenses, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha fechou o seu escritório em Manágua, pondo assim fim à sua missão humanitária no país”, afirmou a organização em um comunicado de imprensa divulgado no México.

Em março de 2022, o regime havia expulsado da Nicarágua o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a Nicarágua, Thomas Ess. O regime não revelou os motivos da decisão, que na época pegou os funcionários do CICV de surpresa.

Ademais, em março deste ano, a ditadura de Ortega extinguiu a Cruz Vermelha e confiscou todos os bens da organização, criada em 1931, passando-os para uma nova entidade, vinculada ao Ministério da Saúde.

No entanto, o CICV e o governo de Ortega haviam assinado, em janeiro de 2019, um acordo que o permitia visitar os presos durante as manifestações de 2018, as quais exigiam a renúncia de Ortega e da esposa e vice-presidente, Rosario Murilo, e cuja repressão policial causou mais de 300 mortos, segundo a Organização das Nações Unidas.

Em seu comunicado, o CICV explicou que, nos últimos anos, seu trabalho na Nicarágua concentrava-se em três áreas principais: “apoio à Cruz Vermelha Nicaraguense local para oferecer serviços de restabelecimento de vínculos familiares e fortalecer seu trabalho humanitário para as pessoas mais vulneráveis; prevenção e abordagem humanitárias da privação de liberdade; e atividades de formação sobre o direito humanitário internacional, a estrutura jurídica aplicável a tarefas que envolvem as forças armadas e de segurança, e o direito internacional dos direitos humanos”.

Fundado em 1863, o CICV é uma organização humanitária internacional independente, neutra e imparcial que oferece proteção e assistência às vítimas de conflitos armados e outras situações de violência. Possui 20.000 funcionários trabalhando em 100 países em todo o mundo. Faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a maior e mais antiga rede humanitária do mundo, e trabalha em conjunto com seus parceiros nacionais da Cruz Vermelha para ampliar seu trabalho.

Apesar da sua expulsão, o CICV “reitera o seu desejo de retomar o diálogo e a ação humanitária na Nicarágua”.

Mais de duas mil associações e organizações não governamentais foram declaradas ilegais desde que a ditadura de Ortega adotou leis que impõem restrições severas.

Por sua vez, a Organização das Nações Unidas destacou a perda de liberdades fundamentais na Nicarágua “cada vez mais distante dos direitos humanos”.

 

The post Ditadura de Ortega expulsa Comitê Internacional da Cruz Vermelha da Nicarágua appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal...

Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia

O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o...

O caso das Clarissas de Belorado termina com excomunhão

As religiosas excomungadas sempre atribuíram a confusão dentro da Igreja como justificativa para sua...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...