18 C
São Paulo
sexta-feira, abril 15, 2022

Doações para o Óbolo de São Pedro diminuíram em 2021

O Óbolo de São Pedro é uma ajuda econômica oferecida pelos fiéis ao Santo Padre como uma forma de expressar apoio para as necessidades da Igreja no mundo.

Cidade do Vaticano (31/01/2022 16:53, Gaudium Press) O prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé, Padre Juan Antonio Guerrero Alves SJ, alertou para uma queda de 15% nas doações para o Óbolo de São Pedro no ano de 2021, comparando com as recebidas no ano anterior.

“Se em 2020 a coleta total do Óbolo foi de 49 milhões de dólares, em 2021 não acredito que supere os 41 milhões de dólares. A diminuição de 2021 se soma a que houve entre os anos de 2015 e 2019, de 23% e a de 2020, primeiro ano da pandemia, de 18%”, explicou.

História do Óbolo de São Pedro

O Óbolo de São Pedro é uma ajuda econômica oferecida pelos fiéis ao Santo Padre como uma forma de expressar apoio para as necessidades da Igreja no mundo e para as obras de caridade realizadas pela Santa Sé.

Esta prática teve sua origem no final do século VIII, após a conversão dos anglo-saxões que, sentindo-se unidos ao Bispo de Roma, decidiram de maneira estável contribuir anualmente com o Santo Padre. A prática se difundiu pela Europa e no dia 5 de agosto de 1871, através da encíclica “Saepe Venerabilis” do Papa Pio IX, ela foi regularizada.

Unidade na caridade

Através do dinheiro arrecadado pelo Óbolo de São Pedro, foram realizados projetos em diversos países tais como Albânia, Bangladesh, Equador, Índia, Indonésia, México, Moçambique, Nepal, República Centro Africana, entre outros.

Padre Juan Antonio Guerrero ressaltou a importância de deixar as igrejas locais mais conscientes das necessidades da Santa Sé, “a cúria está a serviço delas e deve estar em grande medida mantida por elas”. O sacerdote afirmou ainda que é necessário atrair a ajuda dos fiéis que desejam apoiar o Papa em sua missão de unidade na caridade. (EPC)

The post Doações para o Óbolo de São Pedro diminuíram em 2021 appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias