InícioNotícias da IgrejaDocumentos da Companhia de Jesus relacionados ao Holocausto serão digitalizados

Documentos da Companhia de Jesus relacionados ao Holocausto serão digitalizados

Published on

Os jesuítas e o Museu Memorial do Holocausto (EUA) assinaram um acordo para digitalizar os arquivos da Companhia de Jesus relacionados com o Holocausto dos judeus

Arquivos historicos da Custodia Franciscana na Terra Santa sao digitalizados

Redação (29/02/2024 06:30, Gaudium Press) A Companhia de Jesus, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos e a Fundação Polanco firmaram um acordo de cooperação na última terça-feira, 27 de fevereiro.

O objetivo do acordo é digitalizar e compartilhar milhares de páginas dos arquivos da Companhia de Jesus relacionados ao Holocausto dos judeus durante o nazismo. Posteriormente, o projeto prevê que os documentos sejam disponibilizados na sala de leitura do Museu, bem como outros documentos apostólicos do Vaticano, onde estarão acessíveis para a consulta e leitura de pesquisadores e historiadores.

Zachary Levine, Diretor dos Assuntos Arquivísticos do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, enfatizou a importância do acordo durante a cerimônia que foi realizada em Roma, na Cúria Geral da Companhia de Jesus.

Levine também ressaltou a importância dos arquivos dos jesuítas no projeto, que visa divulgar os arquivos do Pontificado de Pio XII, conforme solicitado pelo Papa Francisco em 2019. A digitalização de milhares de documentos pertencentes aos jesuítas sobre o Holocausto visa contribuir para a compreensão desse período histórico.

Segundo informou Levine, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos planeja contribuir para a digitalização de arquivos de outras igrejas e conventos de Roma, onde muitos judeus foram salvos durante a Segunda Guerra Mundial.

O Padre Antoine Kerhuel SJ, Secretário da Companhia, explicou que o acordo não serve apenas para preservar os documentos, mas visa principalmente facilitar a utilização dos mesmos e promover a cultura e a pesquisa histórica.

O embaixador norte-americano, Joseph Donnelly, que também esteve presente na cerimônia, agradeceu à Companhia de Jesus por conceder acesso aos seus documentos e ao Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos por promover e divulgar a história. (FM)

Com informações de VaticanNews.

The post Documentos da Companhia de Jesus relacionados ao Holocausto serão digitalizados appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...