14 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

Dom Carlos Lema publica livro sobre a internet e a vida cristã

Na obra, publicada pela editora Cléofas, o Bispo Auxiliar de São Paulo convida o leitor a olhar o ambiente digital como um lugar de santificação.

São Paulo (26/03/2021 16:57, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 24 de março, através de uma live mediada pelo professor Felipe Aquino, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo, apresentou seu novo livro intitulado: “Internet e Evangelho: As Tecnologias Digitais e a Vida Cristã”.

Olhar o ambiente digital como um lugar de santificação

Na obra, publicada pela editora Cléofas, o Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade na Arquidiocese de São Paulo, ressalta que a internet é uma realidade que marca de forma profunda o estilo de vida das pessoas e suas relações entre si, com Deus, com a Igreja e a sociedade. Por este motivo, ele convida o leitor a olhar o ambiente digital como um lugar de santificação.

“A ideia de escrever esse livro é pensar que nós, cristãos, somos chamados a ser santos e a santificar todas as realidades terrenas. Portanto, penso que devemos também pensar como nos santificamos por meio dessas tecnologias que fazem parte da nossa vida”, afirmou Dom Carlos.

Riscos e oportunidades da internet

Apesar de reconhecer os riscos existentes na internet, Dom Carlos destaca ainda que ela também oferece oportunidades para o cultivo das virtudes e valores fundamentais para a vida cristã. “A santificação, nesse caso, significa utilizar essas ferramentas para cumprir os nossos deveres de cidadãos, cristãos e filhos de Deus”,

Para o autor, quando não há um controle do uso das novas tecnologias no dia a dia, é grande o risco das pessoas terem uma vida interior muito agitada, povoadas pelo excesso de informações e distrações que podem impedir que se encontre o espaço para Deus.

A amizade verdadeira exige um contato pessoal

Dom Carlos destacou ainda que, apesar da cultura digital ter possibilitado a interação com um maior número de contatos, essas tecnologias não podem substituir o valor do contato pessoal e presencial. “A amizade verdadeira exige um contato pessoal, abrir o coração para expressar o que temos dentro de nós para alguém de confiança”, assegurou.

O prelado alertou aos internautas para a necessidade do autodomínio ao utilizar a internet, pois, segundo ele, “há pessoas que utilizam a internet como se estivessem presas a coleiras, como se ela comandasse às suas vidas”.

O ambiente digital pode ser um importante espaço para o apostolado

Além disso, o Bispo Auxiliar de São Paulo, chama a atenção para a ansiedade gerada pelo rápido acesso à informação e recomendou o exercício da virtude da paciência para lidar com isso. “Muitas vezes, quando enviamos uma mensagem para uma pessoa ficamos impacientes enquanto não recebemos a resposta. Ou, então, ficamos aflitos porque alguém nos pediu uma informação e não a temos naquele momento”, comentou.

Por fim, Dom Carlos Lema destacou que no atual contexto de pandemia, surgiram inúmeras iniciativas de evangelização e de oração potencializadas pela internet. Incentivando essas ações, o prelado frisou que elas mostram o quanto o ambiente digital pode ser um importante espaço para o apostolado. (EPC)

The post Dom Carlos Lema publica livro sobre a internet e a vida cristã appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias