20.7 C
São Paulo
terça-feira, julho 27, 2021

Dominicanos celebram a memória litúrgica do Beato Angélico

A Igreja Católica celebra no dia de hoje a memória litúrgica do Beato Angélico, padroeiro dos artistas.

Itália – Florença (18/02/2021 09:30, Gaudium Press) Por ocasião da memória litúrgica de Beato Angélico, padroeiro dos artistas, os dominicanos de Florença, em colaboração com o Museu Nacional de São Marcos, estão promovendo no dia de hoje, 18 de fevereiro, uma jornada de palestras e celebrações.

A história da Basílica de São Marcos e seus tesouros

“São Marcos: do Beato Angélico aos dias de hoje” será o tema da palestra ministrada na parte da manhã pelo Frei Manuel Russo, OP, licenciado em Dogmática. Durante a apresentação será contada a história da Basílica de São Marcos e sua evolução no tempo.

A palestra também tratará sobre os tesouros artísticos e religiosos conservados no interior do templo, tais como a imagem do Menino Jesus atribuída a Donatello ou os túmulos de Sant’Antonino e Giorgio La Pira.

São Domingos, São Marcos e Beato Angélico

Já na parte da tarde, o historiador de arte Carl Brandon Strehlke, curador emérito do Museu de Arte da Filadélfia, ministrará uma palestra na qual tratará sobre o tema “São Domingos, São Marcos e Beato Angélico”.

Strehlke é autor de diversas publicações de estudos sobre a pintura italiana, flamenca e espanhola. Além disso, também foi curador da exposição que o Museu do Prado dedicou ao mestre do início do Renascimento florentino em 2019.

Santa Missa na memória litúrgica do Beato Angélico

Ao término do ciclo de palestras, Dom Mario Meini, Bispo da Diocese de Fiesole e vice-presidente da Conferência Episcopal Italiana, presidirá uma solene celebração eucarística em memória ao Beato Angélico.

As palestras e a Missa serão transmitidas ao vivo nas redes sociais da Basílica de São Marcos, do Museu de São Marcos e da Basílica de Santa Maria Novella. (EPC)

The post Dominicanos celebram a memória litúrgica do Beato Angélico appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias