27.5 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Dominicanos iniciam celebrações pelos 800 anos da morte de São Domingos de Gusmão

O tema das celebrações, que irão até 6 de janeiro de 2022, é “Na mesa com São Domingos somos convidados a viver na unidade da Fé”.

Redação (05/08/2021 16:58, Gaudium Press) A Ordem dos Dominicanos estão se preparando para celebrar os 800 anos da morte de seu fundador, São Domingos de Gusmão, falecido em Bolonha em 6 de agosto de 1221. O tema das celebrações, que irão até 6 de janeiro de 2022, é “Na mesa com São Domingos somos convidados a viver na unidade da Fé”.

Refletindo sobre a vida de São Domingos, Frei Gerard Francisco Timor OP, Mestre Geral da Ordem Dominicana, destacou a atualidade da mensagem do santo para a Igreja e para o mundo de hoje, sobretudo em meio aos desafios do nosso tempo.

Carta do Papa Francisco aos Dominicanos

O religioso ressalta que São Domingos pregou a “misericórdia da verdade” perfeitamente manifestada em Jesus, a face da misericórdia do Pai, como escreveu o Papa Francisco em “Misericordiae vultus”.

Em carta endereçada à congregação dos Dominicanos, por ocasião dos 800 anos da morte de seu fundador, Francisco frisou que São Domingos pode “servir de inspiração a todos os batizados, que são chamados, como discípulos missionários, a chegar a todas as ‘periferias’ do nosso mundo com a luz do Evangelho e o amor misericordioso de Cristo”.

Programação conta com Tríduo, Rosário e Missa

No Brasil, entre os dias 5 a 7 de agosto, os dominicanos presentes na Arquidiocese de Salvador, Bahia, estão promovendo um tríduo, iniciado sempre às 16h30, com a recitação do Terço. Ao longo desse tríduo, se refletirá sobre os seguintes subtemas: “Na mesa com São Domingos partilhemos a fé e a esperança” (1º dia), “Na mesa com São Domingos pratiquemos o amor” (2º dia) e “Na mesa com São Domingos celebremos a gratidão” (3º dia).

Por fim, às 9h do dia 8 de agosto, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá uma Santa Missa Solene em honra aos 800 anos da morte de São Domingos de Gusmão, que será transmitida, em tempo real através da conta do Instagram oficial da Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão:@domingosdeg. (EPC)

The post Dominicanos iniciam celebrações pelos 800 anos da morte de São Domingos de Gusmão appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias