InícioNotícias da IgrejaDoutrina da Fé: não se pode ser católico e maçom

Doutrina da Fé: não se pode ser católico e maçom

Published on

A declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé é uma resposta à pergunta feita pelo bispo Dom Julito Cortes, de Dumanguete, nas Filipinas, que expressou preocupação em sua diocese.

Foto: Tolga Ahmetler/ Unplash

Foto: Tolga Ahmetler/ Unplash

Redação (15/11/2023 15:12, Gaudium Press) Em resposta a uma pergunta feita pelo bispo Julito Cortes, de Dumanguete, nas Filipinas, que expressou preocupação com o “aumento contínuo do número de fiéis filiados à maçonaria” em sua diocese, o Dicastério para a Doutrina da Fé reiterou que um católico (aplica-se também aos eclesiásticos) não pode ser membro da maçonaria. A mensagem do dicastério tem a aprovação do Papa, e cita um documento emitido em 1983, quando o cardeal Ratzinger era prefeito, confirmando ser a doutrina católica incompatível com a maçonaria.

Com efeito, o Dicastério indica uma estratégia ao episcopado filipino para enfrentar o problema com “duas abordagens”.

Ao nível doutrinário: o dicastério reitera que “a filiação ativa de um fiel à maçonaria é proibida, devido à irreconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria (cf. a Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé de 1983, e as mesmas Diretrizes publicadas pela Conferência episcopal em 2003)”.

O que é filiação ativa? ” Aqueles que formalmente e conscientemente estão inscritos em lojas maçônicas e abraçaram os princípios maçônicos, se enquadram nas disposições da Declaração acima mencionada. Essas medidas também se aplicam a eventuais eclesiásticos inscritos na maçonaria”.

Ao nível pastoral, o Dicastério propõe aos bispos filipinos que “realizem uma catequese popular em todas as paróquias sobre as razões da irreconciliabilidade entre a fé católica e a maçonaria”. Por fim, os bispos das Filipinas são convidados a considerar se devem fazer um pronunciamento público sobre esse assunto.

A Declaração de 1983, assinada pelo então cardeal Joseph Ratzinger e pelo secretário da Congregação, Jérôme Hamer, e aprovada por João Paulo II, reiterou que os católicos afiliados a lojas maçônicas estão “em estado de pecado grave”.

 Com informações Vatican News

 

 

The post Doutrina da Fé: não se pode ser católico e maçom appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...