InícioNotícias da IgrejaÉ nomeado primeiro representante residente da Santa Sé no Vietnã

É nomeado primeiro representante residente da Santa Sé no Vietnã

Published on

O Papa Francisco nomeou o primeiro representante papal residente no Vietnã desde 1975. Trata-se do Arcebispo polonês, D. Marek Zalewski, atual núncio apostólico em Singapura

Papa recebe Presidente da Republica Socialista do Vietna 1

Redação (26/12/2023 08:00, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o primeiro representante papal residente no Vietnã desde 1975. Trata-se do Arcebispo polonês, D. Marek Zalewski, atual núncio apostólico em Singapura.

A nomeação histórica acontece depois de um período de aproximação entre o Vietnã e a Santa Sé, e mais especialmente após um acordo assinado em 27 de julho de 2023 durante a visita do presidente Vo Van Thuong ao Vaticano. O acordo previa um representante residente da Santa Sé no país asiático. Durante a visita, o chefe de estado vietnamita agradeceu a grande contribuição da comunidade católica para com a sociedade do Vietnã.

As relações entre o Vaticano e o Vietnã foram interrompidas em 1975, oito meses após a invasão do Vietnã do Norte no Vietnã do Sul, unificando os dois territórios com o nome de República Socialista do Vietnã. Na época, Dom Henri Lemaître, delegado apostólico do Vaticano, teve que deixar a capital Saigon, renomeada pelos comunistas como cidade de Ho Chi Minh.

A partir da década de 90, os dois Estados tiveram algumas iniciativas para reatar relações. Em 2011, Bento XVI nomeou um representante pontifício não residente, Dom Leopoldo Girelli, que morava em Singapura.

O Arcebispo Zalewski, de 60 anos de idade, é, portanto, o primeiro representante pontifício residente no Vietnã. Em 2018, ele foi nomeado representante pontifício não residente e, durante suas viagens ao Vietnã, pôde visitar e incentivar as atividades pastorais da comunidade católica vietnamita e também estreitar laços com as autoridades locais.

O Vietnã tem 98,9 milhões de habitantes; os católicos do país representam 6% da população. Desde o ano 2000, observa-se um aumento significativo no contingente de sacerdotes em diversas dioceses vietnamitas. (FM)

The post É nomeado primeiro representante residente da Santa Sé no Vietnã appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...