InícioNotícias da IgrejaÉ permitido aos católicos participar do Halloween?

É permitido aos católicos participar do Halloween?

Published on

Será que o Halloween, celebração na qual as crianças se fantasiam de monstros para pedir doces, é tão inocente quanto parece?

E permitido aos catolicos participar do Halloween

Foto: Pixabay/No-longer-here.

Redação (27/10/2023 14:37, Gaudium Press) No dia 31 de outubro muitas pessoas costumam comemorar a festa do Halloween, também conhecida como a “noite das bruxas”. A celebração é apresentada como uma simples festa na qual crianças se fantasiam de monstros para pedir doces. Porém, esta efeméride não é tão inocente quanto parece.

Origem histórica do Halloween

O Halloween surgiu de um antigo ritual religioso pagão. Os Celtas acreditavam que após a morte, a alma abandonaria aquele corpo e se introduziria em outra pessoa. Porém, no dia 31 de outubro, estes espíritos retornavam aos seus antigos lares para pedir alimentos aos seus moradores. Eles então se fantasiavam de forma assustadora para, dessa forma, afastar os maus espíritos.

Com a chegada do cristianismo à Grã-Bretanha, os Celtas se converteram e o ritual pagão deu lugar a uma festa religiosa na qual, ao invés de invocar espíritos malignos e forças ocultas, se recordava de Todos os Santos Católicos, de onde surgiu o termo: “All Hallows Day” (Dia de Todos os Santos).

Apesar disso, alguns Celtas pagãos, que não se converteram ao cristianismo, mantiveram o ritual na noite da véspera do Dia de Todos os Santos. A celebração recebeu o nome de “All hallow’s eve” (Véspera de Todos os Santos), que mais tarde deu origem à expressão: “Halloween”. Os participantes desta celebração utilizavam máscaras assustadoras e pediam comida de casa em casa.

A festa do Halloween não é uma comemoração católica

Conforme podemos perceber, a festa do Halloween não é uma comemoração católica. O costume de se vestir de bruxa, monstro ou de invocações diabólicas faz parte de uma tradição folclórica pagã que deve ser evitada pelos católicos. Nós devemos celebrar o Dia de Todos os Santos, que são modelos de vida e que podem continuamente interceder por nós diante de Deus.

Recordemos as recomendações do Apóstolo São Paulo: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele? Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno.” (1 Cor 10, 20-23). (EPC)

The post É permitido aos católicos participar do Halloween? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Congresso Eucarístico Nacional é realizado na Guatemala

Realizado na cidade de Quetzaltenango, o evento teve início na última quarta-feira, 10 de...

Beato Carlos de Blois: senhor feudal perfeito

Governador e patriarca da Bretanha – Noroeste da França –, aristocrata e batalhador que...

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como...

Incêndio na torre da Catedral de Rouen

As imagens da torre em chamas da Catedral de Rouen evocam o terrível incêndio...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...