InícioNotícias da IgrejaEm Monte Sião encontra-se a primeira igreja dedicada à Medalha Milagrosa

Em Monte Sião encontra-se a primeira igreja dedicada à Medalha Milagrosa

Published on

A cidade de Monte Sião foi assolada por uma grande seca, que os habitantes associaram à ausência da imagem.

Foto: Arquidiocese de Pouso Alegre

Foto: Arquidiocese de Pouso Alegre

Redação (27/11/2023 16:02, Gaudium Press) A ACI Digital relata que a primeira igreja dedicada à Medalha Milagrosa foi construída em Monte Sião, no sul de Minas Gerais, em 1849, apenas 19 anos após as aparições de Nossa Senhora na França.

Em 1830, na França, Nossa Senhora apareceu à Irmã Catherine Labouré e pediu-lhe que cunhasse medalhas conforme ela lhe mostrara: a Virgem de braços estendidos, das mãos saíam raios de luz, estava de pé sobre um globo, pisando em uma serpente, com a inscrição ao seu redor: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”. No reverso, a letra “M” com uma cruz por cima e, em baixo, o coração de Jesus, rodeado por uma coroa de espinhos, e o coração de Nossa Senhora, transpassado por uma espada, e ao redor, doze estrelas.

Segundo o site da Arquidiocese de Pouso Alegre, no ano das aparições da Virgem a Santa Catarina Labouré, a região de Monte Sião era habitada por cerca de 105 famílias católicas, não havia igreja ou padre e a comunicação era precária. Mas os relatos indicam que, por volta de 1838, “a devoção à Medalha Milagrosa já estava lá”.

Em 29 de março de 1849, foi autorizada a construção da capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Sua bênção oficial ocorreu em 13 de abril de 1850.

Uma imagem da Virgem milagrosa foi trazida de Portugal em 1860, mas a pedido do bispo foi removida em 1937.

Desde então, Monte Sião foi assolada por uma grande seca, que os habitantes associaram à saída da imagem, visto que chovia normalmente em todas as cidades da região, exceto nesta cidade.

Finalmente, e sob pressão dos paroquianos, a imagem regressou ao altar-mor, no dia 5 de novembro de 1939.

A procissão de retorno começa, sob um sol forte, com o pároco, autoridades e bandas de música. Mas quando a procissão chega às portas da cidade, pingos de chuva começam a cair e, em seguida, uma grande chuva.

O episódio ficou conhecido como o “Dia do Milagre da Chuva”. A partir daí, as plantações prosperaram, o gado parou de morrer e o ciclo da chuva voltou ao normal.

Esta foi a primeira de muitas graças que a população de Monte Sião recebe ainda hoje, sob a intercessão de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

A história deste lugar e o grande fluxo de devotos que recebe fizeram com que, no dia 5 de novembro de 1999, a igreja matriz fosse elevada a Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, onde se celebra com especial fervor, no dia 27 de novembro, a festa de sua padroeira.

The post Em Monte Sião encontra-se a primeira igreja dedicada à Medalha Milagrosa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...