14 C
São Paulo
terça-feira, agosto 3, 2021

Em Portugal surgem comunidades de católicos chineses

Cardeal Dom Manuel Clemente recebeu católicos chineses e lhes ofereceu apoio, sugestões e apontou boas perspectivas futuras para o crescimento da nascente comunidade de fiéis em Lisboa.

 Cardeal Dom Manuel Clemente recebeu católicos chineses e lhes ofereceu apoio, sugestões e apontou boas perspectivas futuras para o crescimento da nascente comunidade de fiéis em Lisboa.

Redação (08.04.2021, 11:01, Gaudium Press) Em Lisboa nasceu uma comunidade de católicos chineses que tem crescido e tem chances de crescer mais.

Atualmente os chineses católicos em Lisboa tem cerca de 50 pessoas. Vários de seus membros se reúnem para participar das celebrações das Santas Missas na igreja de São Tomás de Aquino, no Patriarcado de Lisboa.

A chinesa Teresa Peng recorda que sua família, já tem “uma prática católica há quatro gerações” e que chegando a Lisboa, em 2016, não encontrou nenhuma estrutura de apoio à comunidade chinesa. Ela recorda que sua família começou a estabelecer uma comunidade católica em Portugal para “todos os chineses conhecerem Cristo” e começarem um “caminho na Igreja e na religião”.

De acordo com Teresa Peng, que faz as vezes de coordenadora de uma comunidade chinesa em Lisboa, ela já foi recebida pelo Cardeal Dom Manuel Clemente que ofereceu à nascente comunidade “muito apoio, sugestões e lhe apontou boas perspectivas para o futuro” e para o crescimento do núcleo de fiéis chineses em Lisboa.

Uma outra história de missão entre os chineses em Portugal

A missionária chinesa que é Serva do Espírito Santo, irmã Dominia Shen, tem também uma história sobre a missão junto aos católicos chineses residentes em Portugal.

Ela tem como objetivo ser missionária no Brasil, chegou em 2019 para continuar seus estudos em Portugal. E, enquanto estuda, exerce sua missão religiosa também.

Irmã Dominia recorda: “Quando cheguei não encontrei nenhuma pessoa católica chinesa, e perguntei muitas vezes a pessoas da China sobre os católicos em Portugal.
Um dia perguntei a um grupo numa rede social se sabiam algo. Dois minutos depois um senhor respondeu ‘sim’… e o meu coração ficou contente e chorei”.

“Já está combinado com o sacerdote que acompanha a comunidade o regresso às celebrações comunitárias, depois de estarem “separados por causa da pandemia, do confinamento”, disse a missionária Dominia Shen. 

A irmã Serva do Espírito Santo explicou que organizam a Igreja e “atividades para todas as pessoas”, e também pedem que os católicos chineses sejam informados desta comunidade que os vai receber de braços abertos.

A missionária salientou que os chineses católicos  gostam dos “católicos portugueses” e estão a caminho, para “aprender muitas coisas” com eles, mesmo com a dificuldade da língua. (JSG)

(Com informações Ecclesia – foto Comunidade chinesa de Lisboa)

 

 

The post Em Portugal surgem comunidades de católicos chineses appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias