InícioNotícias da IgrejaEm que se assemelham os santos?

Em que se assemelham os santos?

Published on

A santidade é bela e está ao alcance de todos.

El Cielo - Jaime Ferrer/ Museu de Lerida Espana. Foto:  Francisco Lecaros

El Cielo – Jaime Ferrer/ Museu de Lerida Espana. Foto: Francisco Lecaros

Redação (04/11/2023 19:16, Gaudium Press) Todos os Santos enfrentaram dificuldades que deles exigiram luta e confiança, confiança e luta. Nos momentos mais trágicos de sua vida, eles souberam olhar para o alto, aguardando o momento da intervenção de Nosso Senhor, e assim venceram as tempestades e chegaram ao porto da salvação. Seu coração estava inundado da certeza de que Deus e Nossa Senhora jamais os abandonariam.

No entanto, em que se assemelham Santa Blandina de Lyon, jovem mártir do século II, e o Papa São Pio X? Quais traços comuns podemos encontrar em São Clemente Romano e Santa Teresinha do Menino Jesus? Ou em São Francisco de Assis, São Damião de Molokai e Santo Inácio de Loyola?

Dir-se-ia que as semelhanças entre eles são muito poucas, ou melhor, apenas o fato de todos terem sido canonizados. A lista poderia se prolongar por páginas e páginas, e nela consignaríamos biografias, missões e espiritualidades as mais diversas, cada qual refletindo de forma única e fulgurante um aspecto diferente das infinitas perfeições do Criador.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14, 2), ensina o Divino Mestre. A santidade de Deus é um universo inesgotável, e inesgotáveis são também os caminhos para chegar até ela, bem como as qualidades e carismas com que a Providência provê os homens para alcançá-la.

Há, entretanto, uma presença comum, sutil e misteriosa, que torna todos os Santos membros de um único Corpo. Assim a descreve o Apóstolo: “Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (I Cor 12, 4-6).

O Paráclito é Amor e é n’Ele que se explicam e integram as variadas vocações dos Santos: “A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como Lhe apraz” (I Cor 12, 7-11).

Somos membros do Corpo Místico de Cristo. Por muito diversas que sejam as vocações, a vida de cada cristão deve ser uma luta por manter aceso e sempre crescente em si o fogo da caridade.

A isso nos convida muito especialmente o exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus, que encontrou nos ensinamentos de São Paulo a resposta para seus anseios: “No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor!”

A isso nos convidam também Santa Clara e São Francisco de Assis, Santa Faustina Kowalska, Santa Macrina, São Basílio Magno e todos os outros Santos. Seja qual for o caminho pelo qual a Providência nos conduz, jamais devemos esquecer a primazia do Amor. Porque um só é o Espírito e muito diversos são os dons.

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n. 202, outubro 2018.

The post Em que se assemelham os santos? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...