18.1 C
São Paulo
sexta-feira, dezembro 3, 2021

Entrega do Prêmio Ratzinger 2021 será realizada neste sábado

O Prêmio Ratzinger é concedido a estudiosos que se distinguiram por méritos particulares na publicação e/ou pesquisa científica.

Cidade do Vaticano (12/11/2021 17:22, Gaudium Press) No próximo sábado, 13 de novembro, o Prêmio Ratzinger será entregue pelo Papa Francisco a dois teólogos alemães: Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz e o professor Ludger Schwienhorst-Schönberger.

Os dois vencedores do Prêmio Ratzinger 2020, o professor Jean-Luc Marion (França) e a professora Tracey Rowland (Austrália), também estarão presentes, pois, no ano passado a pandemia forçou o cancelamento da audiência papal.

Prêmio Ratzinger

O Prêmio Ratzinger, principal iniciativa da Fundação do Vaticano Joseph Ratzinger – Bento XVI, é concedido a estudiosos que se distinguiram por méritos particulares na publicação e/ou pesquisa científica. Recentemente se ampliou para as artes de inspiração cristã.

Este prêmio é concedido desde 2011 a dois ou três estudiosos anualmente. Os nomes dos candidatos ao prêmio são propostos pela Comissão científica da Fundação para a aprovação do Papa. Até a atual edição de 2021, 24 estudiosos foram premiados e são provenientes de 15 países. O único brasileiro a receber o prêmio foi o Padre jesuíta Mário de França Miranda, professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2015.

Biografia dos premiados em 2021

Hanna-Barbara Gerl-Falkovitz, nascida em 1945 em Oberwappenhöst (Alemanha). Estudou filosofia, estudos alemães e Ciência Política nas Universidades de Munique e Heidelberg. Ela recebeu seu doutorado em Filosofia em 1971 e sua habilitação em 1979 pela Universidade de Munique. É professora emérita de Filosofia das religiões e ciências religiosas comparativas na Universidade de Dresden, onde lecionou de 1993 a 2011. Gerl-Falkovitz é uma notável especialista nos estudos sobre Edith Stein e Romano Guardini, dos quais ela também é editora da respectiva Opera Omnia. Ela membro da Presidência do Instituto Europeu de Filosofia e Religião no Phil.-Theol. Hochschule Benedikt XVI em Heiligenkreuz/Vienna.

Prof. Ludger Schwienhorst-Schönberger, nascido em 1957 em Lüdinghausen (Alemanha). Estudou Filosofia, Teologia e Sagrada Escritura em Munique. Obteve seu doutorado em 1989 e sua habilitação em 1992 na Universidade de Münster. Desde 1993, ensina exegese do Antigo Testamento e Língua hebraica na Universidade de Passau. Desde 2007 é também professor de Antigo Testamento na Universidade de Viena. Schwienhorst-Schönberger é considerado um dos principais especialistas do Livros da Sabedoria e, em particular, do Cântico dos Cânticos. (EPC)

The post Entrega do Prêmio Ratzinger 2021 será realizada neste sábado appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias