InícioNotícias da IgrejaEntrevista do Frei Beto à Radio Vaticano

Entrevista do Frei Beto à Radio Vaticano

Published on

O religioso dominicano, Frei Betto, participou da audiência geral do Santo Padre na quarta-feira, 23 de agosto, após a qual teve um momento de encontro pessoal com o Papa.

Foto: Vatican media

Foto: Vatican media

Redação (06/09/2023 15:30, Gaudium Press) Há alguns dias, os microfones da Rádio Vaticano foram abertos à voz do polêmico dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, um dos antigos expoentes da teologia da libertação, que participou da audiência geral de 23 de agosto e disse algumas palavras sobre os 10 anos do pontificado de Francisco.

O atual papa “está resgatando as origens evangélicas do cristianismo”, afirmou Frei Beto, acusando implicitamente os papas anteriores de distorcer o legado de Jesus Cristo.

Depois de insistir que “a Igreja estava muito contaminada por males e vícios que a afastaram das raízes evangélicas”, o frei ressalta que um desses males é a consideração de que “o clero é um intermediário entre os fiéis e Deus”, negando assim a mediação sacerdotal, inclusive a dos sacerdotes do Antigo Testamento.

Na entrevista, ele nega que “o clero possui poderes que os fiéis não possuem”, algo que fundamentou ao dizer que “a Constituição Lumen Gentium do [Concílio] Vaticano II fala do sacerdócio universal do povo de Deus. Então, é preciso acabar… O clero é importante, mas como servidor dos fiéis, e não como autoridade ou poder que se impõe aos fiéis”. Ou seja, ele apagou dois mil anos de sacerdócio ministerial.

Aliás, a consideração do “povo sacerdotal” não tem origem no Vaticano II, mas São Pedro já afirmava que a Redenção, para aqueles que creem em Cristo, os havia transformado em “uma raça escolhida, sacerdócio régio, nação santa” (1 Pd 2,9-10), como a própria Lumen Gentium cita. Mas o que Frei Betto parece não ter lido é que essa mesma constituição dogmática lembra que “o sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial ou hierárquico se diferenciam essencialmente e não apenas em grau”, e “o sacerdote ministerial, pelo seu poder sagrado, forma e conduz o povo sacerdotal, realiza o sacrifício eucarístico fazendo as vezes de Cristo e oferece-o a Deus em nome de todo o povo”.

No entanto, o estilo progressista radical, nos documentos magisteriais, lê o que quer, interpreta o que quer e esconde o que quer, para produzir aquela “hermenêutica de ruptura” com a tradição da Igreja.

Hermenêutica de ruptura também endossada por Frei Betto quando reclama e critica, nos microfones da Rádio do Papa, a mentalidade daquela “boa parte do clero, incluindo bispos da América Latina, [que] é da seara de dois pontificados conservadores, de João Paulo II e Bento XVI”, mentalidade que os impede de “abraçar a proposta [evangélica] de Francisco”.

Assim, Frei Betto – apesar de todas as condenações do Vaticano contra a instrumentalização política da religião que fez e faz a teologia da libertação – insiste que “o Reino [de Deus] é um projeto, que eu diria político, para este mundo” e que Jesus foi condenado por se opor ao Império Romano, reafirmando sua visão de Jesus Cristo como a de um revolucionário ao estilo de Che Guevara. Na expressão do sacerdote, Francisco também é alvo de “ódio” das “classes dominantes” por fazer “uma opção clara e evidente pelos pobres”. (CCM)

The post Entrevista do Frei Beto à Radio Vaticano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...