InícioNotícias da IgrejaEquador a caminho do 53º Congresso Eucarístico Internacional

Equador a caminho do 53º Congresso Eucarístico Internacional

Published on

Terminou a Assembleia Plenária rumo ao 53o Congresso Eucarístico Internacional, cujo lema é: “Fraternidade para curar o mundo”.

Delegados na reunião preparatória do Congresso Eucarístico no Meio do Mundo. Foto: Vatican News

Delegados na reunião preparatória do Congresso Eucarístico no  Mitad del Mundo. Foto: Vatican News

Redação (21/09/2023 09:34, Gaudium Press) De 11 a 15 de setembro, realizou-se em Quito, no Equador, a Assembleia Plenária de preparação para o 53º Congresso Eucarístico Internacional, que acontecerá de 8 a 15 de setembro do próximo ano, e cuja missa de encerramento poderá ser presidida pelo Santo Padre. Nesse sentido, um ano antes, o Equador se prepara para este evento, aperfeiçoando os detalhes daquele que será o maior encontro eclesial da Igreja Católica que coloca no centro Jesus na Eucaristia.

Fraternidade para curar o mundo

A Assembleia foi realizada no Centro de Formação Bethânia, localizado no Vale do Chillos, e girou em torno do tema do Congresso: “Fraternidade para curar o mundo”, retirado do texto bíblico: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Estiveram presentes delegados das Conferências Episcopais de 35 países: bispos, sacerdotes e leigos, além de autoridades pontifícias como o Pe. Corrado Maggioni e o Pe. Vittore Boccardi, presidente e secretário do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Equador, país consagrado ao Sagrado Coração de Jesus

Dom Alfredo José Espinoza Mateus, arcebispo de Quito e primaz do Equador, destacou que este é um grande desafio para o país, que é consagrado ao Sagrado Coração de Jesus e ama fervorosamente a Eucaristia.

Como parte da agenda desenvolvida, foi realizada a apresentação pela Pontifícia Comissão para os Congressos Eucarísticos Internacionais; a apresentação do documento base: “Fraternidade para curar o mundo”; e o progresso nos preparativos nos campos teológico, litúrgico, logístico, comunicacional, a cargo dos chefes das distintas comissões.

Solene Eucaristia na Basílica do Voto Nacional

Na tarde de 12 de setembro passado, foi realizada uma solene Eucaristia na Basílica do Voto Nacional. Posteriormente, foi realizada uma cerimônia solene na qual Pabel Muñoz, prefeito do Distrito Metropolitano de Quito, entregou as “Chaves da Cidade” ao Padre Corrado Maggioni, presidente da Pontifícia Comissão, e declarou cada um dos delegados das Conferências Episcopais (46 no total) dos cinco continentes como “Convidados Ilustres”.

Tour pelas ruas do centro colonial

Além disso, durante a semana, foram realizados passeios pelas ruas do centro colonial da cidade. Os visitantes visitaram o Convento de Santo Domingo de Guzmán, o Museu da Cidade, o Museu do Carmo Alto, o Convento de São Francisco, a Igreja da Companhia de Jesus, bem como a capela onde, em 1906, ocorreu o milagre da Virgem Dolorosa, no refeitório do antigo Colégio Luís Gonzaga.

Eles também visitaram o Mitad del Mundo, o Centro Metropolitano de Convenções de Quito (local onde será realizado o Congresso), o topo do Panecillo, a Catedral Metropolitana de Quito e o Palácio do Arcebispo.

Com informações Vatican News

The post Equador a caminho do 53º Congresso Eucarístico Internacional appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Cardeal Sarah: os sacerdotes renunciam ao casamento, à família e aos ganhos materiais por Cristo

O cardeal, originário da Guiné, ordenou 12 sacerdotes durante uma recente visita aos Camarões. Foto:...

Mensagem de Páscoa do Cardeal Raymundo Damasceno

O Arcebispo Emérito de Aparecida presidiu uma Santa Missa Solene na Basílica de Nossa...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...