Terminou a Assembleia Plenária rumo ao 53o Congresso Eucarístico Internacional, cujo lema é: “Fraternidade para curar o mundo”.
Redação (21/09/2023 09:34, Gaudium Press) De 11 a 15 de setembro, realizou-se em Quito, no Equador, a Assembleia Plenária de preparação para o 53º Congresso Eucarístico Internacional, que acontecerá de 8 a 15 de setembro do próximo ano, e cuja missa de encerramento poderá ser presidida pelo Santo Padre. Nesse sentido, um ano antes, o Equador se prepara para este evento, aperfeiçoando os detalhes daquele que será o maior encontro eclesial da Igreja Católica que coloca no centro Jesus na Eucaristia.
Fraternidade para curar o mundo
A Assembleia foi realizada no Centro de Formação Bethânia, localizado no Vale do Chillos, e girou em torno do tema do Congresso: “Fraternidade para curar o mundo”, retirado do texto bíblico: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Estiveram presentes delegados das Conferências Episcopais de 35 países: bispos, sacerdotes e leigos, além de autoridades pontifícias como o Pe. Corrado Maggioni e o Pe. Vittore Boccardi, presidente e secretário do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
Equador, país consagrado ao Sagrado Coração de Jesus
Dom Alfredo José Espinoza Mateus, arcebispo de Quito e primaz do Equador, destacou que este é um grande desafio para o país, que é consagrado ao Sagrado Coração de Jesus e ama fervorosamente a Eucaristia.
Como parte da agenda desenvolvida, foi realizada a apresentação pela Pontifícia Comissão para os Congressos Eucarísticos Internacionais; a apresentação do documento base: “Fraternidade para curar o mundo”; e o progresso nos preparativos nos campos teológico, litúrgico, logístico, comunicacional, a cargo dos chefes das distintas comissões.
Solene Eucaristia na Basílica do Voto Nacional
Na tarde de 12 de setembro passado, foi realizada uma solene Eucaristia na Basílica do Voto Nacional. Posteriormente, foi realizada uma cerimônia solene na qual Pabel Muñoz, prefeito do Distrito Metropolitano de Quito, entregou as “Chaves da Cidade” ao Padre Corrado Maggioni, presidente da Pontifícia Comissão, e declarou cada um dos delegados das Conferências Episcopais (46 no total) dos cinco continentes como “Convidados Ilustres”.
Tour pelas ruas do centro colonial
Além disso, durante a semana, foram realizados passeios pelas ruas do centro colonial da cidade. Os visitantes visitaram o Convento de Santo Domingo de Guzmán, o Museu da Cidade, o Museu do Carmo Alto, o Convento de São Francisco, a Igreja da Companhia de Jesus, bem como a capela onde, em 1906, ocorreu o milagre da Virgem Dolorosa, no refeitório do antigo Colégio Luís Gonzaga.
Eles também visitaram o Mitad del Mundo, o Centro Metropolitano de Convenções de Quito (local onde será realizado o Congresso), o topo do Panecillo, a Catedral Metropolitana de Quito e o Palácio do Arcebispo.
Com informações Vatican News
The post Equador a caminho do 53º Congresso Eucarístico Internacional appeared first on Gaudium Press.