21.6 C
São Paulo
quinta-feira, março 4, 2021

Estudante católica é impedida de usar escapulário e terço durante prova do Enem

No site do Ministério da Educação e no edital do Enem não existe nenhuma proibição de uso de artigos religiosos pelos candidatos.

São Paulo (03/02/2021 16:30, Gaudium Press) Foi o primeiro ano que Nathália* prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das formas de ingressar no Ensino Superior. Aos 17 anos, a estudante ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir. Dentre as opções que mais lhe atraem estão: física, matemática, estatística e até arquitetura.

Sua Fé Católica é visível em sua mesa de estudos, na qual estão presentes imagens de alguns Santos de sua devoção: São Francisco e Santa Bárbara. Além disso, Nathália costuma portar todos os dias um discreto escapulário de metal e uma pulseira prateada em formato de terço.

Proibida de utilizar o escapulário e a pulseira em formato de terço

Nathália nunca havia tido problemas com sua religiosidade, até o dia 24 de janeiro de 2021. Nesta data, a estudante passou por uma situação no mínimo constrangedora e preconceituosa por conta de sua Fé Católica.

O fato foi contado pela própria estudante após o final da prova do Enem, quando sua mãe foi buscá-la. Na ocasião, Nathália entrou no carro e desabafou: “Sabia que eu tive que tirar a pulseirinha e o escapulário?”. Ao ouvir isso, sua mãe, Cristina, acreditou que isso tinha alguma relação com a aplicação da prova. Entretanto, após alguns segundos de reflexão, questionou: “Como assim? Não tem como você usar o escapulário para colar e nem a pulserinha. Não faz sentido!”.

Prova laica?

Nathália explicou: “A supervisora disse que a prova era laica e eu deveria retirar o escapulário e a pulseira de terço, e colocá-los em um saco lacrado junto com o celular”.

A estudante contou ainda que chegou a explicar para a supervisora da sala que no domingo anterior, primeiro dia do Enem, ela utilizou o mesmo escapulário e pulseirinha para fazer a prova. A supervisora, no entanto, afirmou que isso deveria ter ocorrido por uma desatenção dos aplicadores.

Publicação do relato no Facebook

“A minha vontade era voltar no local e fazer um alvoroço lá mesmo, mas quando ela me contou nós já tínhamos saído de lá e ela estava com fome”, disse a mãe para a Gaudium Press. Ainda indignada, Cristina resolveu publicar seu relato no Facebook, pois assim poderia denunciar esse abuso e perseguição religiosa.

“Eu nunca tinha ouvido falar de algo assim ocorrendo no Enem ou em provas em geral. Mas com o meu post no Facebook, eu percebi que muitas pessoas já passaram por isso e ninguém abre a boca”, explicou.

Itens religiosos não são proibidos durante o Enem

No site do Ministério da Educação existe uma seção na qual os candidatos podem verificar quais os itens permitidos e proibidos durante a realização das provas do Enem. Tanto no site quanto no edital do Enem não existe nenhuma proibição de uso de artigos religiosos pelos candidatos.

Além disso, dizer que o Estado é Laico não é o mesmo que dizer que o Estado é Ateu. Diferente do Estado Ateu, que proíbe toda e qualquer manifestação religiosa, o Estado Laico apenas não impõem nenhuma religião como oficial, mas promove a liberdade religiosa como um direito da sociedade. (EPC)

* O nome da estudante foi alterado a pedido dos pais, que não querem expor a filha por receio de possíveis sanções ou perseguições.

The post Estudante católica é impedida de usar escapulário e terço durante prova do Enem appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + 4 =

- Advertisement -

Ultimas Notícias